São Luís

Após 11 dias, situação em lixão no Alto do Calhau não mudou

Morador reclama: população continua a despejar lixo no local.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
População continua a despejar lixo no local.
População continua a despejar lixo no local. (Marcelo Sales / VC no Imirante)

SÃO LUÍS – Onze dias após o Imirante.com mostrar a formação de um lixão no bairro do Alto do Calhau, em São Luís, e a Prefeitura de São Luís prometer que enviaria uma equipe de fiscalização, a situação parece não ter mudado. No dia 6 de março, nós mostramos o registro feito pelo internauta Marcelo Sales, morador de um condomínio ao lado do terreno baldio, que reclama: a população continua a despejar lixo no local. O registro foi enviado por meio do aplicativo WhatsApp – (98) 99209-2383.

"A prefeitura ficou de verificar a situação, e, até a data de hoje, não apareceu ninguém, enquanto sofremos com a poeira, o mau cheiro, acarretando em doenças respiratórias aos moradores deste condomínio", relata. No dia 6, o internauta informou que havia contatado a prefeitura, mas nada havia sido resolvido.

Em nota, enviada ao portal Imirante.com, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que faz a coleta periodicamente, mas que o acúmulo em terrenos é de responsabilidade do produtor dos resíduos, "que deve contratar empresa especializada e autorizada para a realização do serviço". Ainda assim, se comprometeu a enviar um fiscal e providenciar, novamente, a limpeza dos terrenos baldios existentes na área.

Nesta terça-feira, a Semosp informou, em nota, que o contêiner colocado no terreno, mostrado pela reportagem, pertence à empresa Ecolimp, contratada para recolhimento de entulhos da construção provenientes de obras do condomínio situado nas imediações da área. "A Semosp esclarece que a referida empresa encontra-se com autorização para atuar no recolhimento de entulho vencida, e que a mesma já foi acionada, tanto para que providencie a regularize do seu cadastro, como para que realize a remoção dos entulhos descartados indevidamente. Por fim, a Semosp informa que, diante da falta de providencia por parte da Ecolimp, vai realizar a limpeza do terreno e que também vai recolher a caixa de contêiner do local", diz a nota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.