Violência

Holandês assassinado dentro de embarcação, no litoral de São Luís

Ronald Wolbeek estava em companhia da mulher, Maria Rawie, em um veleiro turístico.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45

SÃO LUÍS – Um holandês, identificado como Ronald François Wolbeek, 60 anos, foi morto com um tiro no peito na madrugada deste domingo (15), no litoral maranhense, nas proximidades do Iate Clube de São Luís.

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo informações preliminares da Companhia de Turismo Independente (CPTur), a vítima estava em companhia de sua mulher, Maria Rawie, 69 anos, em um veleiro turístico particular com bandeira da Holanda, desde as 17h desse sábado (14).

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo a mulher da vítima, por volta da 0h deste domingo (15), o alarme do barco disparou, e Ronald foi verificar o que tinha acontecido. Nesse momento, ele se deparou com duas pessoas a bordo de sua embarcação. Houve uma discussão, e um dos homens deu dois tiros, um dos disparos atingiu o peito de Ronald Wolbeek.

Ainda de acordo com Maria Rawie, ela chegou a limpar o ferimento de Ronald, mas, quando percebeu que ele estava ofegante, pegou um bote salva-vidas e pulou na água. Como não tinha forças para remar até a praia, pois é uma idosa de 69 anos, Maria afirma que saltou do bote e veio nadando até a região do Iate Clube. Quando ela chegou em terra firme, avistou um carro da CPTur, onde relatou o caso.

Maria informou, ainda, à polícia, que, após o crime, os criminosos fugiram sem levar nada da embarcação. Tinha uma terceira pessoa esperando por eles em um pequeno barco a motor, em que fugiram.

Maria Rawie foi levada para o Plantão da Beira-Mar, onde será ouvida. A polícia vai fazer o exame residuográfico para ver se há resíduo de pólvora nas mãos da mulher da vítima.

Segundo o major Roberto, comandante da CPTur, o casal estava no Brasil desde o dia 21 de dezembro. O barco, que foi um presente dos pais do holandês Ronald Wolbeek, estava margeando o litoral brasileiro. Eles estariam velejando por várias partes do mundo e, antes de chegar a São Luís, eles tinham passado por Fortaleza. O casal chegou à baía de São Marcos por volta das 17h desse sábado (14), mas não atracaram no cais.

A polícia maranhense buscar das autoridades superiores informações sobre a situação dos holandeses no país e investigar se a versão da mulher da vítima é verdadeira e qual a origem dos criminosos.

Após a conclusão do boletim de ocorrência e do laudo pericial, a polícia do Maranhão vai informar a Polícia Federal e o consulado holandês para que tomem as devidas providências.

Ouça a entrevista que o major Roberto deu na Rádio Mirante AM, falando sobre o caso.

Nota de esclarecimento do governo estadual

Sobre o homicídio do Sr. Ronald François Wolbeek, ocorrido na madrugada deste domingo (15), no interior de uma embarcação em que viajava o casal holandês, o governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social, esclarece que:

1. A Polícia Civil instaurou de imediato inquérito para investigar o crime, prender e responsabilizar eventuais envolvidos;

2. O serviço de inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública, das Polícias Civil e Militar estão mobilizados para levantar dados sobre as circunstâncias do crime;

3. A Delegacia de Homicídios fez exame no local dos fatos e iniciou os trabalhos para identificação e prisão de eventuais envolvidos;

4. Todas as linhas de investigação serão apuradas pelo sistema de segurança pública do Estado;

5. Por se tratar de crime ocorrido no interior de uma embarcação e ter como vítima cidadão de nacionalidade holandesa, a Secretaria de Estado da Segurança Pública comunicou o fato à Marinha e à Polícia Federal para as providências respectivas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.