Lei Seca

Lei Seca: motoristas embriagados são presos e têm veículos recolhidos

Operação foi realizada nas avenidas Daniel de La Touche, no Cohajap, e São Luís Rei de França, no Turu.

Imirante.com, com informações da SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51

SÃO LUÍS - Durante a Operação Lei Seca-Vida no Trânsito, foram efetuadas a prisão de sete motoristas embriagados, autuação de 17 pessoas não habilitadas e recolhimento de 38 veículos nas blitzen realizadas na noite desta sexta-feira (15), madrugada de sábado (16) e na tarde de domingo (17). A operação foi uma parceira da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Criminalística e Medicina Legal do Maranhão (Icrim), Polícia Militar do Maranhão (PM-MA/CPRVind), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) e a Polícia Civil.

A operação foi realizada nas avenidas Daniel de La Touche, no Cohajap, e na São Luís Rei de França, no Turu. Nesta última, vários motoristas relataram estarem retornando da praia, ambiente comumente frequentado por quem também faz uso de bebidas alcoólicas, mas que têm preferido não misturar bebida e direção. É o que diz o motorista Cássio Carvalho, supervisor de vendas. Ele foi abordado na blitz, zerou o teste do etilômetro e confirmou testemunhar a mudança de comportamento: “Eu estava na praia e encontrei muita gente que decidiu não beber por causa da Operação Lei Seca”, disse.

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“As operações da Lei Seca vão continuar. Infelizmente, a cada final de semana, ainda existem motoristas e motociclistas que abusam e insistem em beber e dirigir. Estamos trabalhando para tirar das ruas condutores que colocam em risco a sua vida e de toda a população”, enfatizou o diretor Geral do Detran-MA, André Campos.

A gerente de loja, Arlene Pacheco, outra condutora que também zerou o teste do etilômetro, aprovou a operação, mas acredita que ela deve permanecer por bastante tempo para conscientizar a população. “Operações como essa são necessárias para a segurança de todos, não só para quem está no volante, como para o pedestre. Eu estava na praia e vi muita gente consumindo bebida alcoólica, a maioria ainda não abandonou o hábito de beber e dirigir, precisa ser conscientizada mesmo, é uma questão de educação”, ressaltou Arlene.

Resultados

Durante as duas operações foram abordadas 433 veículos e 641 pessoas. Foram realizados pelos policiais militares mais de 40 testes de etilômetro (conhecido como bafômetro), dos quais sete resultaram em crime, sendo os condutores autuados em flagrante e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Houve, ainda, 22 condutores que foram notificados com auto de infração por dirigirem sob efeito de álcool (infração), 17 condutores foram autuados por dirigirem sem habilitação e 148 penalizados com multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por cometerem infrações diversas ao volante como dirigir sem documentação do veículo (licenciamento), vidros com película fumê acima do permitido e, ainda, por estarem com farol xênon, que é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.