Luto

Morre, aos 57 anos, o coreógrafo maranhense Antônio Gaspar

Ele foi vítima de ataque cardíaco, ontem (9), em sua residência, em São Luís.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
Ele foi vítima de um ataque cardíaco fulminante.
Ele foi vítima de um ataque cardíaco fulminante. (Divulgação)

SÃO LUÍS – O coreógrafo maranhense Antônio Marques Gaspar, de 57 anos, morreu no fim da tarde de ontem (9), em sua residência, no bairro São Francisco, em São Luís, vítima de um ataque cardíaco fulminante. De acordo com familiares, Gaspar se sentiu mal na garagem de sua residência e ainda tentaram reanimá-lo. No entanto, sem sucesso. Até o fechamento desta edição, a família do coreógrafo ainda não havia divulgado o local e horário do velório e sepultamento.

Devido a compromissos profissionais, Antônio Gaspar residiu pouco mais de 35 anos no Rio de Janeiro, onde integrou, como bailarino solista, o quadro de artistas do Teatro Municipal. Além disso, participou da organização de espetáculos teatrais importantes, como Catirina, O sonho de Catirina, O escravo (Carlos Gomes), dentre outros. Outro destaque da carreira de Antônio Gaspar foi ter dividido o palco com a famosa bailarina Ana Botafogo.

Em nota, a governadora Roseana Sarney afirmou que ficou bastante consternada com a morte do bailarino. “O Maranhão e o Brasil perdem um grande artista, que dedicou sua vida para levar ao público, com leveza e perfeição, os movimentos da dança”, declarou.

“Gaspar vivenciou a maior obra de restauração já feita no Teatro Arthur Azevedo, que revitalizou a casa de espetáculos no final da década de 1990. Ao lado de Fernando Bicudo, participou da montagem de espetáculos memoráveis, como ‘O sonho de Catirina’, ‘Catirina’ e ‘O escravo’, de Carlos Gomes”, acrescentou a governadora Roseana, assinalando que Gaspar compartilhou, também, suas experiências como palestrante na Semana Maranhense de Dança, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Leia mais na edição, desta quinta-feira (10), de O Estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.