"Dia Mundial do Rim"

Ações lembram importância da prevenção de doença renal

Dez milhões de brasileiros são portadores e, provavelmente, nem sabem disso.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS – Nesta quinta-feira (13), comemora-se o "Dia Mundial do Rim". O serviço de nefrologia do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em São Luís, realizam atividades com o tema "Um em 10: o rim envelhece, assim como nós". Em Brasília, a SBN realiza, ainda, um ato público no Congresso Nacional. Pelo menos 10 milhões de brasileiros são portadores da Doença Renal Crônica (DRC) e, provavelmente, nem sabem disso.

A DRC é reconhecida como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo: 500 milhões de pessoas são acometidas. De acordo com a SBN, atualmente, são mantidos em programa de diálise 100 mil pessoas no Brasil, a maioria tratada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil gasta mais de R$ 2 bilhões em tratamentos de doenças renais ao ano.

Segundo o médico nefrologista, Natalino Salgado Filho, trata-se de uma "nova epidemia no século". "O que é grave é que há um consenso que isso está sendo negligenciado por todos os programas de saúde pública do mundo inteiro", afirmou em entrevista ao Imirante.comouça na íntegra.

Além de controlar a quantidade de liquido no organismo, o rim produz hormônios, controla a anemia e equilibra o pH (acidez) do organismo, e quando as células perdem a capacidade de filtrar das substâncias benéficas a ele, "você passa por um processo de intoxicação". "Quando ele danifica, desestrutura o sistema funcional do nosso organismo", diz Natalino.

Alguns fatores são determinantes para o desenvolvimento da DRC. "As principais causas determinantes da perda da função renal estão relacionadas, no mundo inteiro, à diabetes. No nosso país, temos a diabetes, mas a hipertensão vem em primeiro lugar", explica o especialista. A obesidade, também, é um fator de risco.

Transplante

As complicações renais possuem graus. Nos mais elevado, é necessário o transplante de rim. No Maranhão, 411 pacientes foram transplantados em uma década no HUUFMA, o único no Maranhão a realizar o procedimento. Atualmente, 300 pessoas estão cadastradas na fila de espera pelo transplante.

Como o tratamento das complicações renais é caro, a prevenção, ainda, é o melhor caminho. "É um ciclo vicioso, e a população tem que entrar em um círculo virtuoso, que é controlar a pressão, controlar peso, fazer sua dieta para poder não desenvolver essas doenças e, portanto, proteger seus rins", finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.