Saúde pública

Superpopulação de animais soltos na rua pode propagar doenças

Especialista fala sobre as principais zoonoses, e as formas de prevenção.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS – Animais soltos na rua podem propagar doenças – ou zoonoses, como são conhecidas. Em São Luís, estima-se que haja, pelo menos, 20 mil cães e gatos soltos nas ruas. "As principais são raiva canina, calazar (leishmaniose visceral) e a toxoplasmose, além da leptospirose", explica o médico veterinário integrante do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Nordman Wall Filho. A raiva é a mais perigosa delas: anualmente, a doença mata, aproximadamente, 70 mil pessoas em todo mundo. E não é tratamento. "Uma vez que a pessoa adquire a raiva, não há mais tratamento", explica o especialista.

A prevenção, segundo, Nordman Wall Filho, é o "melhor remédio". "A gente tem que ter duas maneiras de prevenir: uma é prevenção por meio da vacinação do animal e a outra é a prevenção de não deixar esse animal solto na rua", disse em entrevista ao Imirante.comouça na íntegra.

Ele acredita que a esterilização é a principal forma de controle dessa população. "O que eu vejo que pode mudar e que o Estado pode contribuir para esse cidadão é que, ao invés de dar para ele somente a vacina e a morte do animal – porque o recolhimento, depois, leva à morte –, que dê a esterilização, porque aí você vai ter um controle melhor da população. É nesse ponto que a gente precisa redefinir esse programa de controle da raiva", defende.

E se não for possível evitar um ataque por animal contaminado com alguma zoonose, deve-se lavar imediatamente a área afetada com água e sabão, procurar o posto de saúde para tomar vacina e soro, e, em hipótese alguma, abandonar o tratamento.

Pombos

Outra superpopulação de animais que preocupa em São Luís é a de pombos, de difícil controle e que pode transmitir doenças respiratórias. "O que você pode fazer é não alimentar, telar seu telhado, em casas abandonadas. Tudo isso tem que ser feito para que a gente possa evitar, porque é uma população que se reproduz muito rápido", diz o veterinário.

Em São Luís, ao verificar um animal na rua, a população pode acionar o serviço de recolhimento do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), por meio dos telefones (98) 3212-2812, (98) 3212-2815 e (98) 3212-2816. A Blitz-Urbana, também, trabalha no recolhimento de animais. O telefone é 0800-400-1010.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.