Carnaval 2014

Carnaval : SES oferecerá serviços no circuito Madre Deus/Deodoro

Haverá uma estrutura especial de assistência aos foliões que precisarem de serviços médicos.

Divulgação/SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai disponibilizar, deste sábado (1º) até a terça-feira (4), o período de Carnaval, uma estrutura especial de assistência aos foliões que estiverem no circuito Madre Deus/Deodoro, em São Luís, e precisarem de serviços médicos. O hospital de campanha, montado na Deodoro, servirá de ponto de atendimento emergencial e triagem e contará com o apoio de unidades integrantes da rede estadual de saúde.

 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Os serviços oferecidos pela SES fazem parte do conjunto de atividades colocadas em prática para garantir conforto e segurança aos foliões durante a programação do “Carnaval do Maranhão - é só alegria no coração”.

A base de atendimento aos foliões será na Praça Deodoro, onde foi montado o hospital de campanha. Durante os quatro dias de Carnaval o hospital funcionará com duas equipes médicas, em regime de plantão 24h. Cada equipe terá dois médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem responsáveis por fazer a triagem, atendimento e envio do paciente, caso necessário, para as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) ou para os hospitais de Alta Complexidade Carlos Macieira e Tarquínio Lopes Filho (Hospital Geral).

 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

O encaminhamento de pacientes para outras unidades da rede estadual poderá ser feito imediatamente por duas ambulâncias disponibilizadas para este período carnavalesco. São duas ambulâncias, sendo uma unidade de Suporte Avançado (USA) e outra de suporte básico, que estarão de plantão junto ao hospital de campanha para fazer as remoções.

Outras ações

A SES está acompanhando, por meio da coordenação do Departamento de Atenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids, ações de prevenção e combate a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com a coordenadora do Departamento, Osvaldina Motta, as ações seguem o mote da campanha nacional para chamar a atenção da população durante o carnaval. Com o slogan "Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha", a campanha visa principalmente o publico da faixa etária de 15 a 49 anos.

"Nós estamos desde o período pré-carnavalesco fomentando estas ações junto aos municípios, disponibilizando material e treinamento, para que suas coordenações municipais ou equipes de atenção básica desenvolvam a abordagem e façam a distribuição de preservativos e do material educativo aos foliões", conta a coordenadora, alertando que foi disponibilizada uma cota extra de quatro milhões de preservativos para todas as cidades do Maranhão, entregues às coordenações municipais desde a semana passada.

Somando-se a tudo isso, a exemplo de toda a rede estadual de saúde, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-Ad) estará de plantão e irá intensificar o seu funcionamento para o período de Carnaval. De acordo com o diretor da unidade, Marcelo Soares, todas as suas equipes de profissionais estarão trabalhando e o telefone de contato 3236-4741 ficará com linha aberta para atendimento.

Na segunda e terça feira (4) o horário de funcionamento do Caps será das 7h as 13h. Já na quarta- feira (5), em regime integral, até as 18h, para atender a um possível aumento de demanda e atendimentos.

"Durante o período carnavalesco, até a Quarta-Feira de Cinzas, aumenta no número de atendimentos devido o consumo de exagerado de álcool e outras drogas. Por isso nós disponibilizaremos todo nosso aparato para prestar atendimento para as pessoas que precisarem", diz Marcelo Soares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.