Dica de Saúde

Saiba como se prevenir contra o câncer peniano

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS – Cuidados simples, como lavar o pênis com água e sabão, diariamente, podem prevenir o câncer peniano, um tumor raro, em que células cancerígenas crescem desordenadamente, deformando o órgão genital masculino. O homem acometido por essa enfermidade sofre com disfunções urinárias e sexuais. Ao agravamento do processo, o órgão pode ser amputado.

O câncer peniano é oriundo, principalmente, da má higienização. Os principais sintomas são pequenas ulcerações fétidas, verrugas seguidas de dor. Homens entre 30 a 50 anos têm maior incidência nos índices dessa patologia, embora também atinja os mais jovens.

Segundo o urologista e professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônio Gonçalves, outro fator que causa a doença é a fimose – dificuldades ou até impossibilidade de expor a glande, mais conhecida como “cabeça” do pênis, ocasionada pelo prepúcio, uma pele que envolve a glande e estreita a passagem. “Muitos homens não fazem a exposição da ‘cabeça’ do pênis e acabam por acumular o esmegma, lubrificação entre a glande e o prepúcio, possibilitando o aparecimento de fungos, o que gera lesões pré-malignas e, posteriormente, malignas, concentradas nas camadas superficiais do pênis. O ideal é tratar a fimose até os dois anos de idade, fazendo uma pequena cirurgia”, destacou.

O Papiloma Vírus Humano (HPV), cuja contaminação é devida a relações sexuais com contato direto - sem o uso de preservativos - é outro causador do câncer. Os homens, segundo Antônio Gonçalves, ainda resistem quando o assunto é a procura médica. “Os homens têm o pensamento de que são invulneráveis. O Ministério Público de Saúde, através de uma política nacional de incentivo ao autocuidado masculino, observou que eles já buscam o Sistema Único de Saúde na atenção especializada quando as doenças já estão em estágio avançado”, ressaltou.

No Brasil, há um crescimento anual de 2% e o Maranhão é o primeiro no índice de câncer peniano no país. O Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS) informou que são realizadas cerca de mil amputações por ano no país. Em nível mundial, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Índia tem a maior incidência, de 3,32 casos para cada cem mil habitantes. Já a menor taxa é vista entre os judeus nascidos em Israel, com números próximos a zero.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.