São Luís

Edital da Fapema incentiva criação de bandas e fanfarras nas escolas

Divulgação/Fapema

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS - O Maranhão é um Estado reconhecido por exportar para outras partes do país música de qualidade, com seus ritmos diversificados e sotaques tradicionais. O talento dos cantores e compositores que é nato, muitas vezes, é aperfeiçoado dentro das escolas onde a intimidade não só com as canções e harmonias, mas, também, com os instrumentos musicais já fazem parte da realidade dos estudantes.

Em muitos casos, o primeiro contato com os acordes musicais vem das bandas formadas dentro do colégio. Mas o que poucos sabem é que o estímulo à música instrumental é cada vez maior com o fortalecimento de um movimento que, ano após ano, cresce no Maranhão, especialmente entre os estudantes da rede pública: o das bandas e fanfarras.

O interesse dos jovens é tanto que a capital maranhense, São Luís, sediou, por diversas vezes, competições que reúnem bandas e fanfarras de vários Estados. Uma das últimas edições, a 4ª Copa Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras, reuniu 47 bandas de escolas do Maranhão, Ceará, Pernambuco e Pará.

Incentivo

Percebendo o aumento da procura pelo segmento bandas e fanfarras, o Governo do Maranhão definiu investir em formas de melhorar o desenvolvimento e a apresentação das bandas. Por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou o Edital Programa Maranhão Mais Música. O objetivo é estimular a organização dos grupos de bandas e fanfarras com a inserção de instrutores e coreógrafos que vão atuar desenvolvendo atividades musicais com alunos do ensino fundamental e médio.

Podem concorrer instrutores e coreógrafos que tenham experiência prévia e comprovada – por meio de declarações das secretarias de educação - com esse tipo de organização e que tenham formação em Música. No total, a Fapema destinou cerca de R$ 700 mil para esta chamada pública que disponibiliza 100 bolsas no valor de R$ 580 para os selecionados, durante 1 ano.

De acordo com a presidente da Fapema, Rosane Guerra, o edital também ajudará na criação de novas bandas e fanfarras nas escolas públicas. "Vai envolver as escolas da rede estadual a as municipais; nossa parceria com a Secretaria de Educação, acima de tudo, incentiva o talento artístico entre crianças e jovens”.

O estudante Thiago Henrique Campos, 14 anos, se encantou com as bandas e fanfarras. "Gosto de música, toco violão, bateria e tenho vontade de me identificar com outros instrumentos. Já vi as apresentações dessas fanfarras e acho muito legal o som que eles fazem. Se minha escola tiver, pretendo participar tocando outro instrumento".

Várias escolas que tem bandas e fanfarras receberam incentivos de Lei Federal. É o caso da banda da Unidade de Ensino São José de Ribamar, formada há pouco mais de dois anos, e que possui 80 integrantes. O grupo foi criado a partir do programa Mais Educação, do Governo Federal.

Com o edital Programa Mais Música, do Governo do Maranhão, a meta é amplificar as possibilidades de inserção dos estudantes. "A disponibilização de bolsas aos instrutores e coreógrafos fomentará o desenvolvimento das atividades musicais nas escolas, fortalecendo a cultura de bandas marciais e fanfarras, já tradicional em nosso estado, e contribuindo para a formação de plateias e músicos" destacou a secretária-adjunta de Programas Especiais da Seduc, Conceição Andrade.

O presidente da Associação Maranhense de Bandas e Fanfarras, Armando Nobre, parabenizou a Fapema pela chamada pública. "É um edital pioneiro e como é salutar iniciativas como essa”.

Como participar

Os interessados em participar terão até o dia 24 deste mês para submeter suas propostas no endereço eletrônico da Fapema (www.fapema.br).

No portal da Fapema estão as informações que vão estar disponíveis no edital. Depois disso, os trabalhos serão analisados e os resultados devem ser divulgados na última semana de fevereiro, com o início do contrato sendo validado já na primeira semana de março.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.