Carnaval 2014

Policiamento será reforçado durante a temporada pré-carnavalesca

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS - O início da temporada pré-carnavalesca em São Luís chama atenção para a necessidade de um reforço no policiamento preventivo e ostensivo. Por essa razão, a Polícia Militar (PM) disponibilizará um efetivo de 400 policiais para atuar durante esse período em diversos pontos de São Luís. O reforço no policiamento faz parte de um esquema de segurança elaborado pela corporação, que tem o intuito de evitar delitos como roubos, furtos, homicídios, entre outros, e garantir a tranquilidade dos foliões.

As atividades serão coordenadas pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). O reforço no policiamento ocorrerá em pontos onde há aglomeração de pessoas e será desenvolvido de forma a conter o aumento crescente dos índices de violência da capital maranhense.

Atuação

O bairro Madre Deus, no centro da cidade, é uma das regiões que receberáão o reforço no policiamento por causa das atrações carnavalescas que se apresentarão no local em todos os fins de semana até o Carnaval. De acordo com o tenente-coronel Marco Antônio Alves, comandante do CPM, a Polícia Militar utilizará um efetivo a pé, em motocicletas e em viaturas para fazer o patrulhamento da região. Além disso, homens do Esquadrão de Polícia Montada (EpMont), a cavalaria, também atuará para reforçar o policiamento.

Durante as ações dos policiais, serão montadas barreiras para fazer abordagem de pessoas que estiverem em atitude suspeita, para apreender armas, munições e drogas. As atividades serão desenvolvidas de forma semelhante ao longo de toda a temporada pré-carnavalesca em pontos de concentração de pessoas.

O cumprimento da Lei Seca terá ênfase durante as atividades. Blitze policiais serão montadas e etilômetros (bafômetros) empregados para evitar que motoristas conduzam seus veículos sob o efeito de bebida alcoólica, diminuindo assim a possibilidade de acidentes.

Costumes

A Delegacia de Costumes e Diversões Pública (DCDP) de São Luís também estará atenta durante as festividades pré-carnavalescas na capital maranhense. Durante a temporada, o órgão realizará atividades com o objetivo de evitar poluição sonora e fiscalizará o horário de funcionamento de bares e outros estabelecimentos que estiverem com algum tipo de programação carnavalesca.

De acordo com a titular do distrito policial, delegada Uthânia Moreira Lima, tais estabelecimentos apenas podem funcionar, caso tenham a autorização da delegacia e, para isso, eles precisam ter a licença do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam).

Ela explicou ainda que objetivo da delegacia não é punir, mas orientar aqueles que estiverem promovendo as festas carnavalescas, sobre a importância de seguir as determinações legais, evitando a perturbação do sossego público.

"Temos de trabalhar na conscientização de que as pessoas não têm o direito de tirar o sossego alheio", ressaltou a delegada. As licenças expedidas pela delegacia autorizam os estabelecimentos a funcionarem até as 3h e o volume da aparelhagem de som não deve ultrapassar 50 decibéis (em áreas residenciais) ou 55 decibéis (em áreas com bares e casas noturnas).

Apenas pode ser configurado crime de poluição sonora quando há dano à coletividade. Por isso, Uthânia Moreira disse que é imprescindível que as vítimas, ao se sentirem incomodadas, direcionem-se à delegacia, localizada na Rua Celso Magalhães, no Centro, para denunciar.

O trânsito também será fiscalizado durante a temporada pré-carnavalesca na cidade. Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que está planejada a atuação do órgão municipal com a presença de agentes e veículos para bloqueio de vias, ordenamento e fiscalização do trânsito nos principais pontos da cidade onde houver manifestações pré-carnavalescas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.