Sistema de Videomonitoramento

Videomonitoramento registrou mais de 5 mil ocorrências em 2013

Central tem auxiliado polícia na solução de ocorrências na cidade desde 2012.

Leandro Santos/O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS - O ano de 2013 encerrou-se com o registro de 5.707 ocorrências visualizadas pelas câmeras de videomonitoramento da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) em São Luís. O sistema foi inaugurado em setembro de 2012 e, desde então, tornou-se uma ferramenta que tem potencializado as ações da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e outros órgãos, para a solução de ocorrências.

De acordo com o relatório divulgado na tarde de ontem (2) pela SSP, acidentes de trânsito sem vítimas ocupam a primeira posição no ranking de casos mais registrados pelas câmeras. Conforme os dados, 1.623 acidentes foram captados em ruas e avenidas da capital maranhense, o que representa 28,43% do total das ocorrências.

A abordagem de pessoas em atitude suspeita ocupa o segundo lugar na lista de ocorrências mais comuns registradas pela Central de Videomonitoramento. Foram 627 casos, representando 11% do total de ocorrências. Os dados mostram, também, que os roubos, furtos, consumo e tráfico de drogas e lesões corporais foram ocorrências registradas com frequências, no ano passado em São Luís, pelas câmeras de monitoramento.

Acionamentos

Dos 5.707 eventos registrados pelas câmeras de videomonitoramento, 4.385 foram avistados por operadores dos equipamentos, enquanto os outros 1.322 foram resultados de acionamento da população.

Além disso, ao longo do ano passado foram registrados pela central 3.720 intervenções da Polícia Militar; 364 intervenções do Corpo de Bombeiros; 408 conduções para a delegacia; 1.623 acionamentos à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT); 88 conduções de veículos ao Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran); 377 acionamentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); 71 chamados ao Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), entre outros casos.

Avaliação

Inaugurada pela governadora Roseana Sarney em setembro de 2012, a Central de Videomonitoramento da SSP contribui para dar uma resposta mais ágil aos eventos registrados na capital maranhense, na avaliação do diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), delegado Enoque Lemos. Atualmente, estão em operação 105 câmeras e, até o fim desse mês, outras 25 estarão em funcionamento em pontos estratégicos da cidade.

Ainda de acordo com o diretor do Ciops, a eficiência das câmeras diminuiu, consideravelmente, o número de delitos e aumentou o número de elucidações de ocorrências, principalmente, na Avenida Litorânea e na área da Lagoa da Jansen. "O sistema é ao mesmo tempo preventivo e reativo e por isso proporciona o atendimento mais célere às ocorrências", frisou.

A população pode acionar o Ciops por meio de um botão vermelho fixado nos postes que sustentam as câmeras. Acionando o botão, a ligação é direcionada para a central de monitoramento. O operador pode enviar uma equipe para fazer o atendimento. Os suspeitos apontados pelas vítimas, também, podem ser acompanhados pelas câmeras, conforme as informações passadas ao operador.

Saiba mais

Atualmente, o Sistema de Segurança tem 105 câmeras cobrindo pontos nas avenidas Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque, Estrada de Ribamar, São Luís Rei de França, Holandeses, Daniel de La Touche, Litorânea, Lagoa da Jansen, Castelo Branco, João Pessoa, Kennedy, Magalhães de Almeida, Beira-Mar, Rua do Egito, entre outros. O projeto da SSP é que até o fim do ano 300 câmeras estejam em operação na capital maranhense.

Números

5.707 foi a quantidade de ocorrências registradas pelas câmeras de videomonitoramento

1.623 foi a quantidade de acidentes de trânsito captados pelas câmeras, a ocorrência mais frequente

627 foi a quantidade de abordagens à pessoas em atitude suspeita, a segunda ocorrência mais frequente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.