Trânsito

Fotossensores são retirados das principais avenidas de São Luís

Objetivo dos pardais é coibir o avanço ao sinal vermelho em semáforos.

O Estado do MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS - Vários fotossensores, popularmente conhecidos como pardais, foram retirados de semáforos instalados nas principais vias de São Luís. Nas avenidas Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche, por exemplo, quase todos os pardais foram retirados, deixando os motoristas livres para cometerem infrações.

Os fotossensores instalados nos semáforos servem para coibir a ação daqueles motoristas que insistem em avançar os sinais de trânsito quando fechados para o trânsito. Sem eles, não há como identificar esses infratores e aplicar as devidas penalidades, o que coloca em risco, não só a segurança de quem trafega nas vias, mas, também, a vida de pedestres que precisam atravessá-las.

O pardal instalado no semáforo em frente ao Shopping da Ilha, na Avenida Daniel de La Touche, no Maranhão Novo, foi retirado há alguns meses. No local restou apenas o poste no qual ficava o fotossensor. Situação semelhante pode ser constatada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, via de grande fluxo não só de veículos, mas também de pedestres. O semáforo localizado em frente ao Hospital São Domingos também teve o instrumento de fiscalização eletrônica retirado.

Em outro ponto da cidade, no cruzamento entre as Avenidas Kennedy e Vitorino Freire, os fotossensores também foram retirados. O cruzamento dá acesso a três bairros e, por isso, o fluxo de veículos é intenso. Sem os pardais, motoristas aproveitam para praticar infrações, principalmente no que diz respeito aos retornos irregulares. Em nenhum desses locais não foi constatada a presença de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Em nota, a SMTT informou que expirou o contrato com empresa que prestava serviço de fotossensores em São Luís e que está em fase conclusiva o processo licitatório para implantação e modernização dos equipamentos. A SMTT orienta os condutores que mantenham velocidade reduzida como forma de prevenção e diminuição de acidentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.