Entrevista

Vereador fala sobre a criação do Banco da Cidade

O projeto já foi protocolado na câmara municipal.

Heider Matos

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - O programa abrindo o verbo, da Rádio Mirante AM, recebeu o vereador de São Luís, Roberto Rocha Jr. O vereador falou sobre o seu projeto que está tramitando na Câmara Municipal, Banco da Cidade.

Roberto esclareceu os objetivos do projeto. “O banco é um projeto antigo, antes mesmo de ser vereador. Vai trazer oportunidades, para quem quer aumentar a sua renda e/ou abrir o seu próprio negócio. Irá fomentar o empreendedorismo, através dos programas de microcrédito. São dois programas o Credamigo e Agroamigo. O Banco da cidade terá como parceiros, o BNB (Banco do Nordeste), SEBRAE e a prefeitura de São Luís. A instituição pretende procurar quem quer empreender, não existe a possibilidade de emprestar dinheiro, para quem não quer investir em um negócio próprio” disse.

O vereador ressaltou a importância de cada parceiro do Banco da cidade. A Semapa encabeçará o projeto, entretanto todas as secretárias inclusas no projeto. O Sebrae será responsável por capacitar o empreendedor, e, não haverá custos, além dos cinco por cento anuais do empréstimo. Fizemos uma parceria com o banco do nordeste. Deste modo, não haverá custos para a prefeitura municipal, o que torna o projeto viável, ressaltou.

Sobre como aderir aos programas de microcrédito, o vereador, explicou quais seriam os procedimentos para quem está com restrições. “Quem está com restrição, o banco não reprovará o seu cadastro de imediato. Ele fará uma análise de seu perfil e a partir daí decidirá se fará o empréstimo. As inadimplências ocorrem por que os bancos praticam juros altos. O que não acontecerá com o banco da cidade, que praticará juros abaixo do mercado”.

Segundo o vereador o projeto ainda precisa ser aprovado pela Câmara Municipal. “O projeto já foi protocolado na câmara municipal. E já fechamos as parcerias para a criação do Banco. Falta somente a aprovação na Câmara Municipal. A previsão é que no máximo até fevereiro o Banco já esteja funcionando” disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.