Museu

Museu da Língua Portuguesa é entregue na presença da governadora

O imóvel, do século XVIII, ocupa uma área de 1.800 metros quadrados.

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

SÃO LUÍS - Foi dado início, nesta sexta-feira (28), à instalação do Museu da Língua Portuguesa - Maranhão com a entrega oficial do prédio restaurado do antigo Liceu Maranhense, no Centro Histórico de São Luís, em mais uma ação cultural em homenagem aos 400 anos da Cidade. O imóvel, do século XVIII, ocupa uma área de 1.800 metros quadrados. A transformação do prédio histórico em um equipamento cultural contemporâneo unirá beleza da arquitetura local à riqueza da Língua Portuguesa como patrimônio imaterial.

A solenidade contou com a presença da governadora Roseana Sarney; dos presidentes da Vale, Murilo Ferreira; do Senado Federal, José Sarney; e da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; dos secretários de Estado Rosane Guerra (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Olga Simão (Cultura), Claudett Ribeiro (Igualdade Racial) e José Ribamar Vieira (Gabinete Militar).

Participaram ainda a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MA), Kátia Bogéa; o gerente de relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira; o reitor da Ufma, Natalino Salgado; o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Haroldo Cavalcante; o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar; o historiador José Murilo de Carvalho; além de diretores da Vale.

O prédio foi cedido pelo Governo do Estado à Vale, que fez a restauração. O projeto teve ainda a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministério da Cultura, Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e do Instituto de Desenvolvimento Humano. Durante o evento, também, foi entregue o prêmio Literário IV Centenário de São Luís, realizado pelo Instituto Geia e que teve o patrocínio da Vale.

A governadora Roseana Sarney disse que a instalação do Museu da Língua Portuguesa na capital maranhense, que comemora 400 anos de fundação, enche os maranhenses de orgulho e dá a certeza de que, no futuro, acrescida dos novos vocábulos que a ela vão se incorporando, se constituirá cada vez mais na riqueza do Estado. "Este museu será um espaço de aprendizado e de conhecimento. Utilizando recursos e equipamentos variados, os mais modernos que a tecnologia atual pode dispor. Essa casa reunirá um conjunto de informações que montarão as origens, as transformações, as influências, as formas de expressão e a musicalidade da língua portuguesa", destacou Roseana.

Durante seu pronunciamento o presidente da Vale, Murilo Ferreira, lembrou que foi em São Luís onde se editou a primeira gramática do Brasil, de autoria de Sotero dos Reis. "Nada mais justo que o Maranhão abrigue um museu da Língua Portuguesa", disse parabenizando São Luís pelos seus 400 anos e a "todo o povo de São Luis que faz parte dessa bonita história".

Tradição

Num misto de aprendizagem e diversão, o Museu da Língua Portuguesa - Maranhão provocará ao visitante de todas as idades - em especial ao estudante - "encarar" a Língua Portuguesa como um elemento essencial da cultura brasileira ao ressaltar aspectos regionais de São Luís e do Maranhão. Cerca de 120 profissionais - sendo 63% maranhenses - trabalharam na obra de restauração do prédio.

A superintendente do Iphan, em um discurso emocionado, agradeceu a todos que contribuíram para a realização da obra e revelou que São Luís deverá ganhar outros importantes presentes. "Não vamos parar por aqui. A presidente Dilma Rousseff e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciaram recursos de R$ 1 bilhão para as cidades Patrimônio da Humanidade", contou Kátia Bogéa.

Prêmio Literário

O ganhador do Prêmio Literário IV Centenário de São Luís foi o professor Luiz Fabiano de Freitas Tavares - com a obra "A Ilha e o Tempo", escolhida por uma comissão julgadora presidida pelo historiador José Murilo de Carvalho. A entrega foi feita pelo presidente do Instituto Geia, Jorge Murad. O cheque, no valor de R$ 50 mil, foi entregue ao vencedor pelo presidente do Senado, José Sarney, e pelo presidente da Vale, Murilo Ferreira.

A origem e a história de São Luis foram os temas do concurso que, além de celebrar os 400 anos da cidade, buscou estimular a produção literária local e abrir espaço para a apresentação de novos talentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.