São Luís

Casamento Comunitário ocorre em São Luís neste sábado

430 casais participarão da cerimônia a ser realizada na Concha Acústica da UFMA.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h19

SÃO LUÍS - A organização do Casamento Comunitário em São Luís trabalha nos últimos preparativos para a cerimônia, que reunirá 430 casais. O evento é realizado pela Corregedoria Geral da Justiça, do Tribunal de Justiça do Maranhão, com a parceria do Sesi e Universidade Federal do Maranhão, e ocorrerá às 16h de sábado, dia 14, na Concha Acústica da UFMA.

Todos os detalhes do Casamento Comunitário estão sendo checados para que a oficialização da união de 860 noivos seja inesquecível para cada um deles. Eles devem chegar ao local do evento às 14h para receber e assinar sua documentação. Depois disso, é apenas aguardar o momento de dizer "sim".

No local, transporte da entrada da UFMA à Concha Acústica, segurança, apoio médico, entre outros serviços, estão sendo providenciados. A Polícia Militar fará a segurança do evento e também estará representada com a sua banda de música, que será atração na cerimônia. O Corpo de Bombeiros confirmou apoio com a presença de uma equipe preparada para qualquer emergência e socorro. Na Avenida dos Portugueses, a Polícia Rodoviária Federal estará presente, auxiliando na orientação do trânsito, que também terá a participação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.

Aproximadamente 100 pessoas, da CGJ, Sesi e UFMA, trabalharão no evento. Equipes da Corregedoria, identificadas por cores e auxiliadas por grupos do Sesi e da universidade, darão todo o apoio necessário aos casais.

Inscrições

O Casamento Comunitário em São Luís teve suas inscrições iniciadas durante a Ação Global 2012, realizada no dia 5 de maio, na UFMA, e prorrogadas até o dia 18 de maio, no Fórum Desembargador Sarney Costa. É um projeto da Corregedoria Geral da Justiça realizado em diversas comarcas do Maranhão desde 1999. Ele foi instituído pelo desembargador Jorge Rachid, corregedor-geral da Justiça à época. De acordo com dados da CGJ, mais de 30 mil casais já oficializaram a união em cerimônias do Casamento Comunitário em todo o estado.

O projeto é uma alternativa para casais que não têm condições financeiras de arcar com as despesas de um casamento tradicional. Todas os custos são gratuitos, sendo arcados pelo Fundo Especial das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais (Ferc) do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Só este ano no Maranhão, a 19ª Ação Global - com o tema A valorização dos parceiros e sua contribuição para o evento'e subtema Eu faço Ação Global o ano inteiro - realizou mais de 66 mil atendimentos para cerca de 35 mil pessoas, nas áreas de educação, saúde, cultura, cidadania, esporte e lazer. Em nível nacional, o mutirão reuniu 31 mil voluntários de 2 mil instituições parceiras e ofereceu serviços gratuitos a aproximadamente 2 milhões de cidadãos nas 29 cidades em que ocorreu o evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.