Exportação

Brasil bate recorde histórico de exportação de café

Em receita, foram US$ 7 bilhões, em volume, mais de 34 milhões de sacas.

G1, com informações do Globo Rural

- Atualizada em 27/03/2022 às 12h37

SÃO PAULO - O aumento é reflexo de uma série de fatores, entre eles, as dificuldades climáticas enfrentadas pelos principais concorrentes do Brasil, a melhora da qualidade do produto brasileiro e o aumento do consumo em todo o mundo.

Eduardo Carvalhaes, analista de mercado, explica que o volume de exportação já era esperado, mas surpreendeu, tanto que em 11 meses já foi completado o maior volume de toda a história em um ano-safra. Nunca foi arrecadado tanto dinheiro e um volume tão grande de exportação.

Sobre a média de preço que estão sendo negociadas as sacas que seguem para o mercado exterior, Carvalhaes diz que são preços melhores que os praticados no mercado interno porque envolvem os custos de exportação e a margem dos comerciantes que exportam.

O porto de Santos é o maior exportador de café do Brasil e do mundo, aproximadamente 70% do café sai por lá. Alemanha, Estados Unidos, França, Itália e Japão são os principais mercados que compram o café brasileiro, mas o país exporta para todo o mundo.

A tendência de alta nas exportações deve se manter nos próximos meses em termos de receita, mas o volume deve cair porque o Brasil está entrando em ano de safra baixa, sem estoques e não terá condição de manter o volume do próximo ano-safra, que começa em 1º de julho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.