Mundo

Em fase de mudanças internas, Egito escolhe novo chanceler

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h41

BRASÍLIA - O Conselho Supremo das Forças Armadas do Egito escolheu hoje (6) o novo ministro das Relações Exteriores do país. Nabil Al Arabi assume a função depois de quase um mês que o ex-presidente Hosni Mubarak deixou o poder e o grupo de militares assumiu o comando egípcio, instituindo um governo provisório.

Arabi assume com ordens para iniciar um processo de remodelação governamental. O conselho demitiu, na semana passada, o primeiro-ministro Ahmad Shafiq, substituindo-o por Essam Sharaf. Sharaf é bem avaliado pelo governo provisório e conta com a simpatia dos jovens egípcios.

A partir da nomeação de Sharaf passaram a ser feitas alterações na composição do governo. Arabi substitui Mohamed Abul Gheit, que era próximo de Mubarak. Na semana passada também foi anunciado o nome do novo ministro do Interior, Mansour Al Issaoui.

O ministro da Cultura do Egito, arqueólogo Zahi Hawass - que alertou para as pilhagens dos sítios arqueológicos egípcios durante a revolução - anunciou que vai deixar o atual governo. Ainda não foi definido seu sucessor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.