Maranhão

Parcerias vão elevar nível de vida dos anajatubenses

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h43

ANAJATUBA - Cerca de R$ 6 milhões serão investidos este ano na construção de obras em Anajatuba. Quem assegura é o prefeito do município da Baixada Ocidental Maranhense, Nilton Lima (PV).

Os recursos, decorrentes da celebração de convênios entre a Prefeitura de Anajatuba e os governos federal e estadual, garantirão, entre outras, a construção e a aquisição de equipamentos para a montagem de uma agroindústria para o beneficiamento da mandioca; construção de 160 casas populares; uma escola quilombola, a instalação de três sistemas simplificados de abastecimento de água e construção de um reservatório com capacidade para armazenar até 100 mil litros, a fim de melhorar o abastecimento em bairros da sede do município.

De acordo com o Nilton Lima, dois entre os projetos citados estão em execução: o da escola quilombola, no povoado Queluz, e o de moradias populares. A unidade de ensino é fruto de convênio com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A escola terá seis salas de aula e capacidade para atender cerca de 400 estudantes do ensino fundamental da região de Queluz, onde reside população reconhecida oficialmente como remanescentes de quilombos.

Serão construídas 120 unidades habitacionais financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio do programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Outras 40 moradias populares serão erguidas em Anajatuba com o apoio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

O início das obras para instalação dos três sistemas simplificados de abastecimento de água e do reservatório, na sede, tanto quanto o projeto da agroindústria, no povoado Mato Grosso, dependem da finalização do processo de licitação, em andamento. Nilton Lima informou que as três obras constam no cronograma da prefeitura com previsão para iniciar ainda neste semestre.

Mais obras – Além dos projetos citados, a verba proveniente dos convênios já celebrados pela Prefeitura de Anajatuba garantirá ao município neste ano a construção de uma delegacia de polícia, um posto da Previdência, três praças (beneficiando os povoados Picada, Perimirim e Olho d’Água) e recuperação de 3,5 quilômetros de asfalto em ruas da sede (incluindo a Rua da Rodagem, na entrada da cidade).

Está na lista, ainda, a conclusão das obras de asfaltamento e urbanização da Avenida João Pereira Aragão; a aquisição de uma máquina retroescavadeira, um ônibus escolar (41 assentos) e de uma nova ambulância e a reforma das unidades de ensino com problemas em suas instalações físicas.

“Apesar das dificuldades enfrentadas pelos gestores de cidades de pequeno porte, como é caso de Anajatuba, temos trabalhado muito”, afirmou Nilton Lima. Há dois anos do encerramento do seu segundo mandato consecutivo, o prefeito afirmou estar convicto de que a sua administração vem contribuindo para que os anajatubenses vivam com mais dignidade, tenham oportunidades e perspectiva de crescimento social e econômico.

Economia - O gestor citou como exemplo as ações focadas na transformação do cenário econômico do município, cuja população é eminentemente rural (cerca de 70% dos 25.252 habitantes moram no campo).

Entre estas, se destaca o Programa Pró-Cupuaçu - com ênfase ao combate à praga vassoura-de-bruxa nos cupuaçueiros e melhorar a produtividade. Outro programa, o Pulo do Bode, é voltado para criação de caprinos.

A administração municipal também fomenta o melhoramento da bananicultura - com inserção de mais de mil mudas -, a criação de patos; a implantação de 35 projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf-Jovem) e a realização da Feira da Agricultura Familiar.

“Além disso, colaboramos para a inserção de mais de

R$ 10 milhões, por meio das linhas de créditos financiadas pelo Banco do Nordeste do Brasil [BNB] para projetos do Pronaf”, informou o prefeito.

Mais

Há ainda em andamento 12 projetos em que a Prefeitura pleiteia parcerias. Estes são destinados à construção de matadouro público, mercado municipal, terminal rodoviário, aterro sanitário, praça cultural na sede, escola de ensino médio (povoado Afoga), campo de futebol, quadra poliesportiva, melhoria e asfaltamento de estradas vicinais, além de reforma de escolas e implantação de 16 sistemas simplificados de abastecimento d’água em comunidades rurais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.