STF

Lula diz que pode deixar para Dilma indicação de ministro para o STF

Novo ministro ocupará a vaga deixada por Eros Grau, que se aposentou.

Débora Santos/G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h45

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (24) que poderá deixar a indicação do 11º ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para a presidente eleita, Dilma Rousseff. O novo ministro ocupará a vaga deixada por Eros Grau, que se aposentou em agosto deste ano.

Lula disse que conversou com o presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP), para saber se há condições de que o indicado pelo presidente seja sabatinado antes do recesso legislativo, a partir de 17 de dezembro.

"Se não for possível votar agora, prefiro deixar para a companheira Dilma indicar", disse o presidente em entrevista a blogueiros, concedida no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira.

Lula reafirmou não ter pressa de indicar mais um integrante da Suprema Corte, porque não há votações urgentes na pauta do plenário do STF. Mas, segundo ele, o novo ministro terá responsabilidade ao ser o voto de desempate no julgamento da Lei da Ficha Limpa e o primeiro a votar em casos como o mensalão.

Se Lula nomear o próximo ministro do STF, será a nona indicação do presidente em dois mandatos de governo. Questionado se o Supremo é a cara do governo Lula, o presidente afirmou que indicou ministros pensando na competência para o cargo.

"Graças a Deus o Supremo não é a minha cara. A gente não pode indicar as pessoas pensando na próxima votação. Na Suprema Corte não pode indicar uma pessoa pensando nos processos que vai ter contra o presidente da República. Tem que indicar pensando se a pessoa vai ser ou não competente para o cargo", disse o presidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.