Aviação

Avião da Embraer sai da pista na China, diz agência

Incidente não deixou vítimas, mas interrompeu tráfego aéreo por uma hora.

G1, com informações da EFE

Atualizada em 27/03/2022 às 12h49

SÃO PAULO - Um avião Embraer E-190, do mesmo modelo que o que esta semana se acidentou no nordeste da China causando 42 mortes, saiu da pista de aterrissagem no aeroporto Wuxu, na cidade de Nanning (sul), informou nesta sexta-feira (27) a agência oficial "Xinhua". O incidente não causou vítimas, mas interrompeu durante uma hora o tráfego aéreo.

O avião, pertencente à companhia aérea Tianjin Airlines e que voava de Xian (centro da China) a Haikou (sul), com escala em Nanning, saiu da pista e percorreu parte de um campo de plantações na quarta-feira (25). Entretanto, as autoridades aeroportuárias só divulgaram informações sobre o fato nesta quinta (26).

A cidade de Nanning sofre esta semana os efeitos da tempestade tropical "Mindulle", e por isso a pista de aterrissagem estava molhada.

Na noite de 24 de agosto, outro Embraer E-190 se acidentou no aeroporto da cidade de Yichun, a cerca de 150 km da fronteira com a Rússia, causando a morte de 42 pessoas e deixando outras 54 feridas, algumas delas ainda em estado grave.

O avião que se acidentou também teve problemas durante a aterrissagem.

Após esse acidente, a agência oficial, "Xinhua", informou que a Aviação Civil da China tinha detectado erros técnicos há alguns meses em pelo menos um avião E-190 importado da Embraer.

Segundo a fonte estatal chinesa, tinham sido detectados problemas técnicos em um dos 30 aparelhos deste modelo que operam na China (cinco da Henan Airlines, à qual pertencia o avião acidentado, e 25 da Tianjin Airlines). Entretanto, as investigações ainda não determinaram se o acidente foi causado por falha técnica ou humana.

Segundo a imprensa, há suspeitas de que o aeroporto de Yichun se encontra em um lugar inseguro (rodeado de florestas) e não estava preparado para voos noturnos.

O acidente desta semana foi o primeiro com vítimas fatais sofrido por um avião da Embraer, segundo fontes da empresa. A companhia é a terceira fabricante mundial de aviões comerciais, depois da americana Boeing e da europeia Airbus, e possui uma fábrica na cidade nordeste chinesa de Harbin, na mesma província onde aconteceu o acidente (Heilongjiang).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.