Ferido a bala

Presidente do TRE de Sergipe é ferido em ataque a tiros

Desembargador Luiz Mendonça foi levado a hospital, mas passa bem. Carro foi alvo de tiros.

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h50

SÃO PAULO - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça, ficou ferido após ser alvo de tiros na manhã desta quarta-feira (18).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, o carro onde ele estava trafegava pela Avenida Beira Mar, na Zona Sul de Aracaju, e foi atingido por tiros de quatro homens quando estava parado em um semáforo. Possibilidades de um assalto mal-sucedido foram descartadas, segundo a Secretaria, porque não houve abordagem antes dos disparos. A placa do veículo de Mendonça sinalizava que se tratava de um carro oficial do Tribunal de Justiça.

Segundo a Polícia Militar, Mendonça foi encaminhado para o Hospital São Lucas. Em nota, o Tribunal de Justiça de Sergipe informou que o desembargador foi atingido apenas por fragmentos de projéteis que se alojaram abaixo da pele, na região do couro cabeludo, e que ele está fora de perigo. Inicialmente, a PM havia dito que ele foi ferido no ombro, o que depois foi retificado pelo boletim médico. Por volta das 10h, a assessoria do hospital informou que Mendonça passava por avaliação.

Segundo a assessoria de imprensa de Mendonça, seu estado de saúde é “bom” e ele receberá alta do hospital, onde realiza exames complementares, em até 24 horas.

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe informou que um policial militar de 41 anos, que dirigia o carro, também chegou a ser atingido e foi encaminhado a um hospital em estado grave. Em nota, o Hospital de Urgência de Sergipe afirma que o motorista foi atingido por uma bala na cabeça e será submetido a uma tomografia para avaliar a extensão do ferimento. O estado de saúde do paciente é considerado gravíssimo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança, a polícia faz buscas na região para localizar os suspeitos, que fugiram após efetuar os disparos. O carro usado na fuga foi encontrado queimado a cerca de 300 metros do local do crime. A polícia suspeita que os criminosos tenham utilizado um segundo carro para continuar a fuga. Pontes e regiões de divisa do estado estão sendo monitoradas. Mais detalhes sobre a investigação devem ser divulgados ainda nesta tarde.

Ex-secretário

De acordo com a assessoria do tribunal, Mendonça tem 61 anos e estava na Presidência do TRE-SE desde janeiro deste ano. Ele já foi Secretário de Estado de Segurança Pública por duas vezes e promotor de Justiça do Estado. Mendonça é sergipano, natural de Itabaiana.

A assessoria de imprensa do TRE-SE informou que Luiz já chegou a ser ameaçado e tinha sido o responsável pela "condenação de vários crimes de repercussão".

A Secretaria de Segurança Pública, no entanto, afirmou que não recebeu nenhuma notificação de Mendonça a respeito de ameaças.

Nota de repúdio

Em nota, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase) repudiaram o ocorrido e informaram que vão ajudar nas investigações. "As entidades também manifestam solidariedade à família do desembargador, assim como de seu motorista, Jailton Batista Pereira, que fora atingido no atentado. A AMB e Amase cobram rigor na apuração do caso e anunciam que envidarão todos os esforços no sentido de exigir e auxiliar os órgãos competentes na elucidação dos fatos e responsabilização dos culpados."

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cancelou a sessão nesta quarta-feira por conta do ocorrido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.