São João

Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros fazem a segurança nas festas juninas

Além dos militares, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros integram a ação na Grande São Luís.

Imirante/ O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h53

SÃO LUÍS - Mais de sete mil policiais militares estarão envolvidos na operação de segurança durante o São João. O contigente foi anunciado ontem, sexta-feira (11), pelo secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes. No comando-geral da Polícia Militar, ele apresentou todo o esquema de segurança adotado para este ano na região metropolitana de São Luís. Além dos militares, a Polícia Civil também estará dando auxílio no patrulhamento dos principais arraiais da cidade.

“Todo o sistema de segurança do Estado está mobilizado para promover o São João mais seguro dos últimos anos no Maranhão”, disse Aluísio Mendes sobre o empenho das polícias na operação intitulada “Cidade Segura no São João”. No total, serão destacados 7.719 policiais para atuar em todos os locais onde houver apresentação cultural e nas vias de acesso às festas.

Serão utilizados cerca de 400 policiais militares que ingressaram na corporação durante o governo Roseana Sarney. “O emprego desses militares durante as festas juninas é mais uma atividade que faz parte de sua formação”, destacou Mendes.

O comandante-geral da PM, coronel Franklin Pacheco, apresentou o esquema que terá o trabalho das companhias de policiamento montado (CPMont), de turismo (CPTur) e o efetivo dos batalhões responsáveis por cada área de atuação.“No Centro Histórico, por exemplo, teremos equipes de polícia montada, policiais a pé e ainda equipes motorizadas para termos uma resposta mais rápida em eventuais ocorrências. A intenção é de cuidar não somente dos pontos de festa, mas todo o percurso utilizado por um grande número de pessoas”, afirmou.

O delegado-geral Nordman Ribeiro lembrou que a Delegacia de Costumes, responsável por ocorrências nos locais de comemoração, terá equipes fiscalizando todos os ambientes onde ocorrerão apresentações.

Com relação ao número de bombeiros militares que estarão em serviço durante as festividades, o comandante-geral da corporação, coronel Marcos Paiva, informou que serão mais de 100 homens de prontidão para atender qualquer tipo de acidente que requeira o uso de sua instituição.

Somente na região do Centro Histórico e da Lagoa da Jansen serão 1.702 policiais em serviço durante as comemorações a São João. Se comparado com o Carnaval, o efetivo de policiais teve um aumento de 61% entre os dois períodos.

Arraiais já estão licenciados

O comandante do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT), tenente-coronel José Henrique Pessoa, informou que mais da metade dos arraiais da região metropolitana de São Luís já têm suas autorizações de funcionamento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). O comandante afirmou que, nos locais vistoriados, o maior problema encontrado pelas equipes está relacionado, principalmente, à fiação elétrica.

Com o início dos festejos juninos, aumenta o número de ocorrências ao Serviço de Emergência do Corpo de Bombeiros. Para evitar que haja registros de casos mais graves, o comandante do setor responsável pelas inspeções do CBMMA, tenente-coronel Pessoa, informou que a preocupação das equipes está voltada para todo o espaço físico onde serão realizadas as brincadeiras, destacando que as notificações mais recorrentes estão relacionadas ao risco de curto-circuito.

“Nós não queremos acabar com as brincadeiras juninas. Nossa intenção é justamente tranqüilizar a população e evitar que haja qualquer problema que possa colocar em risco a vida de quem deseja somente se divertir”, enfatizou.

Serão realizados 50 arraiais em toda a região da Grande São Luís, que compreende os municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Destes, 32 acontecem nos Vivas distribuídos em vários bairros e outros 16 tem como organizadores, representantes das próprias comunidades.

Um dos responsáveis pelas equipes de vistoria dos bombeiros, o sargento Andriustito, explicou que, por medida de precaução, além de toda a fiação elétrica dos espaços visitados, os organizadores também são orientados a buscar junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) a emissão do laudo técnico do palco onde serão realizadas as apresentações artísticas. “Em alguns arraiais visitados, uma situação que tem se tornando recorrente é a solicitação de inspeção do Corpo de Bombeiros, mas a estrutura sequer está montada”, observou.

O tenente-coronel Pessoa informou ainda que denúncias podem ser feitas a qualquer hora. “Nós teremos equipes trabalhando diuturnamente e preparadas para atender à qualquer solicitação de intervenção, sem contar com as viaturas que devem ser acionadas em situações de maior perigo, como em incêndios”, finalizou.

São João em números:

-48 é o número de arraiais em toda a Grande São Luís.

-32 arraiais “oficiais” acontecerão nas praças dos Vivas.

-16 são organizados pelas próprias comunidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.