Trânsito

Semáforos em rotatórias viram motivo de reclamação

Para os motoristas, os semáforos contribuem para aumentar os engarrafamentos.

Dalva Rêgo/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h53

SÃO LUÍS - Motoristas de São Luís reclamam da instalação de semáforos nas rotatórias das principais avenidas da cidade. Para eles, isso só piora o tráfego nas proximidades dos retornos, contribuindo para aumentar os engarrafamentos. Assista à reportagem de Dalva Rêgo, da TV Mirante.

Ao longo da pista, um grande engarrafamento. Não houve acidentes. Nenhum carro está quebrado. Não é nada disso. A cena é comum e pode ser vista todos os dias na avenida Guajajaras, uma das mais movimentadas de São Luís. O problema no local é outro: são milhares de carros transitando bem lentamente por causa da quantidade elevada de semáforos, principalmente, os que ficam nas rotatórias.

A legislação de trânsito brasileira prevê que, nas rotatórias, tem preferência quem está fazendo o retorno. Mas aqui, em São Luís, em algumas rotatórias, há semáforos. Quem faz o retorno da Forquilha é obrigado a parar quando o sinal fecha. E isso nem seria um problema tão grande se não fosse um detalhe: quem vem de outras avenidas não consegue passar porque o trânsito fica travado.

No bairro do São Francisco, a situação é parecida. Em algumas rotatórias, também há semáforos e um agravante: as vias são menores, mais estreitas. A confusão é grande, especialmente nos horários de pico.

A Secretaria de Trânsito e Transportes de São Luís não se manifestou sobre as reclamações contra os semáforos instalados nas rotatórias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.