Terça-feira

Ministro Paulo Vannuchi participa de várias atividades na terça-feira, em São Lués

Ele inaugura o Memorial Pessoas Imprescindíveis e abre exposição na Assembleia Legislativa.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h53

SÃO LUÍS - O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), vem a São Luís, na terça-feira (8), onde participa de uma série de atividades, entre as quais a 40ª Caravana da Anistia, parceria da Secretaria de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça, Assembleia Legislativa e da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA).

No início da manhã da terça, Vannuchi participa da inauguração do Memorial Pessoas Imprescindíveis, no colégio Liceu Maranhense. A obra terá como homenageado especial Ruy Frazão Soares, que participou ativamente da resistência ao regime, tendo sido torturado e morto nos porões da ditadura.

“É o primeiro memorial que vai ser inaugurado num colégio público. Então, vamos ter um universo novo de público: são 1.200 alunos, por período, entre 10 e 17 anos. Isso é muito bom”, afirma o coordenador-geral do projeto Direito à Memória e à Verdade da SDH/PR, Maurice Politi.

Após a solenidade no Liceu Maranhense, o ministro Paulo Vannuchi participa da abertura da exposição “Direito à Memória e à Verdade – A ditadura no Brasil, 1964-1985”, às 10h30, que será realizada na Assembleia Legislativa.

A 40ª Caravana da Anistia apreciará cerca de 15 requerimentos de anistia de ex-perseguidos políticos do Maranhão e do Ceará.

O ministro Paulo Vannuchi, às 17h, fará palestra sobre a terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3, na sede da OAB-MA e lançará o livro “Luta, substantivo feminino: histórias de mulheres torturadas, desaparecidas e mortas na resistência à ditadura”, uma parceria da SDH/PR com a Caros Amigos Editora.

Livro

A obra “Luta, substantivo feminino” reúne os perfis de 45 mulheres assassinadas e desaparecidas por agentes da ditadura militar no Brasil (1964-1985), cujos casos foram julgados pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos em 15 anos de atividade. A obra ainda traz informações sobre as circunstâncias em que essas mortes e desaparecimentos ocorreram.

Em praticamente todos os casos relatados, as vítimas morreram em decorrência das torturas, foram executadas ou passaram a ter seu destino desconhecido por seus familiares e amigos. Para não deixar que tais horrores caiam no esquecimento e contribuir para a elucidação desse terrível episódio de nossa história, o livro “Luta, substantivo feminino” apresenta também depoimentos corajosos de 27 mulheres que sobreviveram às torturas.

Programação

Inauguração do Memorial Pessoas Imprescindíveis

Data: 8 de junho de 2010

Horário: 9h

Local: Liceu Maranhense: Parque Urbano Santos, s/n, Centro, São Luís (MA).

Exposição “Direito à Memória e à Verdade – A ditadura no Brasil, 1964-1985”

Data: 8 de junho de 2010

Horário: 10h30

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão – Palácio Manoel Bequimão, av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Calhau, São Luís (MA).

40ª Caravana da Anistia

Data: 8 de junho de 2010

Horário: 11h

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Palácio Manoel Bequimão, av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Calhau, São Luís (MA).

Debate sobre o PNDH-3 e lançamento do livro "Luta, substantivo feminino"

Data: 8 de junho de 2010

Horário: 17h

Local: Ordem dos Advogados do Brasil – Maranhão, rua Dr. Pedro Emanoel de Oliveira, nº 1, Calhau, São Luís (MA)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.