Mundo

Chanceler turco diz que acordo com Irã poderá ser anunciado amanhã

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

TERRPA (IRÃ) – O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse neste domingo (16) durante jantar com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que todos terão boas notícias amanhã sobre a possibilidade de um acordo a respeito do enriquecimento de urânio pelo Irã. Segundo ele, o avanço será anunciado amanhã de manhã na abertura da 14ª Cúpula do G15.

Depois de um dia sem poder anunciar o acordo e cancelar a coletiva, marcada até então para depois da reunião entre o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e Ahmadinejad, as expectativas melhoraram no início da noite.

O chanceler até cancelou a ida ao Irã, mas chegou ao país durante a noite (horário de Teerã) e está hospedado no Hotel Steghlal, onde está também o presidente Lula.

A Turquia, junto com o Brasil, quer propor ao Irã que aceite o plano da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) que permite o enriquecimento de urânio iraniano em outro país, em porcentagens inferiores a 20%. Isso eliminaria a desconfiança internacional de que o urânio pudesse ser usado para fins militares pelo Irã.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.