1 bilhão

Lula anuncia financiamento de exportações de alimentos ao Irã

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

TEERÃ (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste domingo que o Brasil financiará a exportação de 1 bilhão de euros de alimentos para o Irã em cinco anos.

A iniciativa foi objeto de um memorando de entendimento assinado por Lula e pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Lula, que destacou que a decisão facilitará os negócios entre os dois países, visita a República Islâmica desde sábado, deixando o país na segunda-feira.

"Não faz sentido que os negócios entre empresas iranianas e brasileiras dependam do crédito e da boa vontade de bancos estrangeiros", disse Lula ao lado de Ahmadinejad no encerramento de um fórum empresarial na capital iraniana.

Um dos principais desafios dos exportadores brasileiros é justamente a obtenção de crédito para vender ao Irã, pois os grandes bancos privados que têm negócios nos Estados Unidos temem retaliações do governo norte-americano se facilitarem a venda de produtos ao Irã.

Lideradas pelos Estados Unidos, potências ocidentais acusam Teerã de buscar a fabricação de armas nucleares e defendem a aplicação de uma quarta rodada de sanções contra o país pela ONU. O governo de Ahmadinejad nega ter tal intenção, e alega querer a energia nuclear para fins pacíficos.

Em meio à disputa, o Brasil tenta durante a visita intermediar uma solução negociada com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), depois que os dois lados chegaram a um impasse sobre a troca de urânio iraniano por combustível nuclear já pronto para o uso. O Brasil também desenvolve a energia nuclear, com fins pacíficos.

O sistema que o Brasil adotará para financiar a exportação para o Irã é o Proex (Programa de Financiamento às Exportações), que busca proporcionar às empresas brasileiras condições de financiamento equivalentes às do mercado internacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.