Falsa oferta de prêmios

Golpistas oferecem pacotes para assistir a Copa do Mundo

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

SÃO PAULO - A proposta é tentadora, mas é tudo golpe. Pela internet ou pelo telefone, bandidos usam um sonho do brasileiro para roubar dinheiro: o de assistir de perto os jogos da Copa do Mundo. Mas não é difícil descobrir que a oferta é falsa não.

A proposta é tentadora. Boa demais para ser verdade. Os assédios dos criminosos são feitos por telefone. “A gente vai fazer uma transferência de grande porte no valor de R$ 150 mil reais para tua conta bancária”, dizia o bandido.

As promessas também chegam em mensagens no celular. Suzete recebeu esse recado, só não caiu no golpe porque desconfiou a tempo. “O pessoal tem que ficar bem esperto”, garante a cabeleireira.

Segundo a polícia, as ligações partem de presídios do Nordeste e do Rio de Janeiro. Para convencer as pessoas, os criminosos se aproveitam de datas e eventos marcantes para fazer mais vítimas.

A bola da vez é a Copa do Mundo. Eles oferecem pacotes para assistir de perto a competição esportiva mais famosa do planeta.

Basta prestar atenção no que os golpistas falam pra perceber, de cara, que trata-se de uma armadilha. Eles erram o local onde a Copa vai acontecer.

“Um pacote, exclusivo, na cidade do Cairo, na África Central, certo, com mais cinco acompanhantes”, informa o criminoso.

Cairo é a capital do Egito. A Copa será realizada na África do Sul, no outro extremo do continente.

Erros à parte, existem outros indícios do golpe. Para receber os supostos prêmios, a vítima sempre precisa responder mensagens eletrônicas ou telefonemas dos criminosos.

“Para estar acompanhando a Copa do Mundo, na cidade do Cairo, o senhor vai ter que revelar uma palavra chave. O Brasil vai arrasar na Copa”, informava a ligação.

Nós retornamos uma ligação. “Ganha um pacote exclusivo na cidade do Cairo, num hotel cinco estrelas, para assistir todos os jogos do Brasil. Infelizmente o senhor só pode estar assistindo os jogos da seleção brasileira", diz.

No final da conversa que o golpista revela o principal sinal de que a promoção é falsa. “O senhor vai se dirigir até a lotérica, quando chegar na lotérica a gente vai informar a conta bancária. O senhor paga a taxa de IOF, onde a taxa de IOF desse ano de 2010 está no valor de R$ 385”, diz ele.

O advogado, especialista em crimes da comissão de internet da OAB, diz que a vítima se empolga com as ofertas da promoção e quase sempre comete o erro de pagar o que é pedido pelos golpistas. “A prática, ela se perpetua na medida em que a pessoa cumpre uma determinação do golpista que é: olha, você precisa depositar esse valor para poder receber seu prêmio”, explica Daniel Freire e Almeida.

O delegado alerta, oferta demais, é encrenca na certa. “De forma nenhuma retribuir a ligação, segundo, na medida que ele puder, procurar orientação com a polícia civil”, sugere Carlos Alberto da Silva. As informações são do Jornal Hoje.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.