São Luís

Pais de alunos cobram reforma urgente de escola municipal

A Escola de Educação Infantil Raio de Luz atende mais de 180 crianças de 3 a 6 anos.

Douglas Pinto/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h55

SÃO LUÍS - Pais de alunos cobram da prefeitura uma reforma urgente na Escola de Educação Infantil Raio de Luz, no Ipase, em São Luís. Os professores têm dificuldades para dar aulas por causa das condições em que se encontra a escola. Assista à reportagem de Douglas Pinto, da TV Mirante.

O mato esconde o nome da escola. Por dentro, cadeiras quebradas, buracos na janela cobertos por papelão. Mais de 180 crianças de 3 a 6 anos estudam na Escola de Educação Infantil Raio de Luz, que funciona como anexo de outra unidade de ensino da Prefeitura de São Luís, no Ipase.

Das cinco salas de aula, duas não tem quadro. Os professores improvisam cartazes. Nas salas, cadeiras ajudam a sustentar o quadro. A escola fica suja a maior parte do tempo.

As mães reclamam também que, quando chove, a escola fica praticamente inundada. As mães dizem, ainda, que não há filtro no bebedouro.

No refeitório improvisado, o cupim está destruindo o teto. Sem local para recreação, as crianças brincam numa área com esgoto aberto, fiação elétrica exposta, vaso sanitário abandonado e pneu com água acumulada.

Segundo os professores, a Escola Raio de Luz foi doada há quatro anos por uma instituição religiosa à Prefeitura de São Luís. Mas, até hoje, o prédio continua do mesmo jeito de antes, sem nenhuma reforma. E o pior é que não tem todas as adaptações necessárias para as crianças com até 6 anos de idade.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, recentemente foram realizados serviços de limpeza e capina geral na Escola Raio de luz. A água, segundo a Secretaria, é potável, de boa qualidade, fornecida por empresa conceituada.

Ainda segundo a Semed, a empresa responsável pela manutenção das escolas municipais na Capital já foi acionada para resolver os problemas na Escola Raio de Luz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.