São Luís

Abastecimento de carne em feiras começa a ser normalizado

Consumidores estão evitando comprar o produto que fica exposto nos balcões.

Tiago Soares/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h55

SÃO LUÍS - O abastecimento de carne em feiras e mercados de São Luís começa a ser normalizado. Mesmo assim, os consumidores estão evitando comprar o produto que fica exposto nos balcões, depois da interdição dos quatro matadouros da Capital, por falta de condições de armazenamento e transporte da carne. Assista à reportagem de Tiago Soares, da TV Mirante.

O prazo para os donos dos quatro abatedouros de carne licenciados na Capital cumprirem adequações, como armazenamento a 7ºC e transporte também com refrigeração, terminou em abril. Mas, até agora, os ajustes não foram feitos.

Nem mesmo as exigências da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, e a pressão causada pelo anúncio de blitz da Promotoria de Defesa do Consumidor surtiram efeito. A carne continua sendo vendida do mesmo jeito nas feiras de São Luís: pendurada em ganchos, sem proteção.

A saída encontrada por muitos consumidores é comprar carne somente nos supermercados, onde a carne está sempre embalada e conservada em balcões refrigerados.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento informou que para regularizar a oferta de carne nos açougues, as medidas de abate, refrigeração e distribuição tomadas desde a semana passada foram flexibilizadas. Antes, o abate ia das 7h às 14h e a carne podia ser transportada até as 22h.

Agora, o abate começa às 8h e vai até s 13h, e a câmara frigorífica deve ser ligada no início da madrugada. Assim que a carne é resfriada começa a distribuição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.