CPI da Pedofilia

CPI da Pedofilia pede a prisão preventiva do prefeito de Tutoia

Raimundo Baquil não compareceu à sessão. Ele é acusado de envolvimento com duas adolescentes.

Blog do Décio Sá

Atualizada em 27/03/2022 às 12h55

SÃO LUÍS - A CPI da Pedofilia da Assembleia Legislativa vai encaminhar pedido à Procuradoria Geral de Justiça (PGE) no sentido de que o órgão solicite ao Tribunal de Justiça a prisão preventiva do prefeito de Tutoia, Raimundo Nonato Abraão Baquil(PSDB). O tucano é acusado pelo próprio Ministério Público de abusar sexualmente de duas adolescentes – uma de 13 e a outra de 14 anos.

A informação foi repassada nesta quarta-feira (5), pela presidente da comissão, deputada Eliziane Gama (PPS), durante a penúltima audiência pública realizada pelo grupo parlamentar. “O pedido de prisão preventiva em desfavor do prefeito foi aprovado pelos membros da CPI no último dia 26. Deliberamos por esta medida devido às dificuldades que estamos encontrando para ouvir o senhor Raimundo Baquil e, consequentemente, investigar as denúncias que pesam contra ele”, disse a deputada.

Raimundo Baquil deveria ter prestado depoimento à CPI hoje. No entanto, ele não compareceu porque foi beneficiado por uma decisão do juiz da Comarca de Tutoia, Márcio José do Carmo Matos Costa, que tornou seu efeito um mandado de intimação, expedido pelo próprio magistrado, no qual determinava que Raimundo Baquil deveria prestar depoimento na Comissão nesta quarta. Na sua nova decisão, Márcio José levou em consideração as prerrogativas que o prefeito possui em função do cargo político que exerce, determinando que o Raimundo Baquil é quem deverá marcar a data, local e horário para ser ouvido pelos membros do grupo parlamentar.

Durante a audiência pública de hoje, os integrantes da comissão tentaram conversar com os advogados do prefeito, que se encontravam no prédio da Assembleia Legislativa, a agendar a nova data do depoimento. Porém, eles não se fizeram presentes no auditório onde a audiência estava sendo realizada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.