Mundo

Papa diz que Igreja deve cumprir penitência por casos de abuso

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h56

SÃO PAULO - O Papa Bento XVI pediu nesta quinta-feira (15), aos cristãos que façam penitênciam e reconheçam os erros cometidos, referindo-se à indignação provocada pela revelação de inúmeros casos de padres pedófilos na Igreja.

"Nós cristãos, nos últimos tempos temos evitado a palavra penitência", afirmou o pontífice durante missa celebrada na capela Paulina, no Vaticano.

"Agora, depois dos ataques do mundo que falam de nossos pecados, vemos que é necessário fazer penitência, reconhecer os equívocos de nossa vida. Abrir-se ao perdão, preparar-se para o perdão, deixar-se transformar", declarou.

"A dor da penitência quer dizer purificação e transformação, essa é a graça, significa renovação, obra da misericórdia divina", acrescentou.

Esta é a primeira vez que o Papa se refere diretamente às críticas pela atitude negligente da mais alta hierarquia da Igreja católica ante as denúncias de padres pedófilos.

Sincretismo

O papa também pediu que todos os fiéis rezem pela paz, mas sem esconder suas diferenças, em uma mensagem aos participantes em um encontro inter-religioso organizado em Assis (Umbria, centro da Itália) pela comunidade de Santo Egídio.

Os encontros inter-religiosos "não devem se prestar a interpretações sincréticas baseadas em uma visão relativista", advertiu. "A convergência na oração não deve dar a impressão de que se cede ao relativismo."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.