Cultura

Projeto Cinema no Museu será aberto hoje, com o filme "Estômago"

A exibição ocorrerá às 19h, no Teatro Apolônia Pinto, do Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

SÃO LUÍS - Considerado um dos 10 melhores filmes brasileiros da última década, abordando temas como ambição, poder, amor e sexo, “Estômago” será exibido ao público hoje, às 19h, no Teatro Apolônia Pinto, do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Centro). Diversão garantida para quem gosta de cinema, o filme abre o projeto Cinema no Museu e é uma oportunidade para que cinéfilos possam debater os aspectos estéticos de filmes alternativos e de arte.

Grande vencedor do Festival de Cinema do Rio em 2007 e com ótimas participações nos Festivais de Roterdam, Berlim e Punta del Este, “Estômago” é a história da ascensão e queda de Raimundo Nonato – personagem vivido pelo ator João Miguel -, um cozinheiro com dotes muito especiais. Trata de dois temas universais: a comida e o poder. Mais especificamente a comida como meio de adquirir poder. E pode ser definido como “uma fábula nada infantil sobre poder, sexo e culinária”.

Após a sessão, os expectadores terão a oportunidade de debaterem sobre os padrões estéticos do filme, discutindo pontos como fotografia, iluminação e o desempenho dos atores, além da temática abordada. A idéia do projeto é oferecer ao público filmes não-comerciais que não costumam ter espaço nas grandes salas de cinema, sensibilizando-o por meio de bons roteiros de filmes alternativos e de arte.

As sessões do Cinema no Museu acontecem sempre na primeira quarta-feira de cada mês. Por alguns contratempos, a primeira exibição do ano acontece hoje, mas a partir de abril a programação volta ao cronograma normal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.