Mundo

Colesterol de Barack Obama sobe e médicos alertam para dieta

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

RIO - Aos 48 anos, magro, alto e esportivo, Barack Obama passa a imagem de um presidente saudável. O presidente dos Estados Unidos faz exercícios todos os dias e nos fins de semana pratica esportes como golfe e basquete. Por isso foi uma surpresa o súbito aumento no colesterol do presidente.

No último exame de Obama, em 2007, o mau colesterol, aquele que entope as artérias, estava em 96. Agora, subiu para 138, acima do normal. O colesterol do presidente americano subiu muito, mas ainda não é motivo de preocupação. Ele não corre risco de sofrer um ataque do coração. Mas vai ter que mudar de dieta para voltar ao normal.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Biggs, admitiu que Obama anda comendo sanduíches e sobremesas demais. Segundo a médica Sandra Gilban, a culpa é do cozinheiro: "Ele está comendo mais gordura. Todo mundo diz que ele tem um chefe cozinhando para ele e está comendo mais do que comia em casa, parece".

A médica explica que em casos como o de Obama, uma dieta com menos gordura animal pode reduzir o mau colesterol. Mas Obama tem um trunfo: um alto nível de HDL. O HDL, o bom colesterol, se liga ao LDL, o mau colesterol, e diminui o nível de gordura no sangue.

Por isso é importante elevar o bom colesterol.

"Para aumentar o colesterol bom, o HDL, pode comer amêndoas, óleo de peixe e fazer exercício", recomenda a médica.

Desde que o colesterol de Obama virou assunto nacional, ele passou a deixar de lado o carro oficial e a caminhar mais. Um repórter pergunta como ele está de saúde: "Preciso baixar o colesterol", responde o presidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.