São Luís

Lobão visitará obras da Hidrelétrica de Estreito

Ministro deve anunciar novos investimentos na área de influência do empreendimento.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h59

BRASÍLIA – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, visitará sexta-feira as obras da Usina Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão. Ele desembarca no aeroporto de Imperatriz às 9h30, de onde segue para o município de Estreito, acompanhado de técnicos do ministério e de políticos locais. Durante sua passagem pelo Estado, Lobão poderá anunciar outros investimentos nos municípios da área de influência da hidrelétrica, hoje uma das maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O ministro espera que a usina em construção entre em operação comercial ainda este ano, antecipando seu cronograma de obras. A UHE Estreito é um dos maiores projetos de geração de energia elétrica em construção no Brasil, com capacidade para gerar 1.087 megawatts. Está sendo construída pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), formado pela GDF Suez, Vale, Alcoa e Camargo Corrêa.

Durante a implantação do empreendimento, estão sendo gerados cerca de 6.500 empregos diretos e 16.500 indiretos, com prioridade para a mão-de-obra local. De acordo com o ministro, um total de R$ 92 bilhões de investimentos em grandes obras, como a UHE Estreito e outros empreendimentos nas regiões Norte e Nordeste, até 2013, representará aumento de mais de 35% no setor elétrico em relação ao período de 2005 a 2008. Lobão comemorou essas estimativas porque, segundo ele, mostram o acerto da política adotada pelo Governo Federal para a área que ele comanda há dois anos.

Nos próximos quatro anos, as usinas de Estreito, no Rio Tocantins, de Jirau e Santo Antonio, no Rio Madeira, vão representar investimentos de aproximadamente R$ 23 bilhões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.