Carnaval

Tijuca, Ilha e Salgueiro são destaque 1ª noite no Rio

Comissão de frente da Unidos da Tijuca fez truque de mágica na Marquês de Sacucaí.

g1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h59

RIO DE JANEIRO - As escolas Unidos da Tijuca, União da Ilha e Salgueiro foram os destaques da primeira noite de desfiles do Carnaval 2010 do Rio de Janeiro. As celebridades internacionais e os milhares de foliões que lotaram a Marquês de Sapucaí se surpreenderam com as brincadeiras da Unidos da Tijuca no enredo “É Segredo”, que levou toques de mágica e inovação em suas alegorias.

Primeira a desfilar, a União da Ilha fez um bom retorno ao Grupo Especial com um enredo sobre Dom Quixote e os sonhos impossíveis. O Salgueiro, campeão de 2009, briga pelo título com a história dos livros. A escola levou acrobatas e um robô gigante para a Sapucaí.

O primeiro dia de desfiles não teve registros de incidentes graves. Nos bastidores, a cantora Madonna e a socialite Paris Hilton atraíram os holofotes e o assédio do público.

Na avenida, musas como Luiza Brunet, Adriane Galisteu, Letícia Spiller, Viviane Araújo e Sabrina Sato emprestaram beleza às escolas.

União da Ilha

Ao falar dos sonhos impossíveis, a União da Ilha fez uma referência também ao seu próprio sonho de permanecer no Grupo Especial e sair vitoriosa. A história de Dom Quixote rendeu alegorias caprichadas. Na busca pelo título, a escola apostou na comissão de frente. Bem coreografados, foliões e bailarinos vestidos de toureiros jogaram rosas para o público e mostraram sincronia ao movimentar os mantos coloridos, simulando uma tourada.

Imperatriz Leopoldinense

Com o enredo "Brasil de todos os deuses", a Imperatriz Leopoldinense mostrou a formação religiosa do Brasil. A escola teve que driblar incidentes durante o desfile. O carro abre-alas preocupou os responsáveis pelo movimento da escola. Um par de cavalos alados que antecediam a parte principal do carro não estavam acoplados à alegoria central e teimavam em não seguir em linha reta. Já o segundo carro alegórico custou a entrar na pista e quase atrapalhou o desfile da escola.

Unidos da Tijuca

A receita da Unidos da Tijuca para encantar com o enredo foi levar brincadeiras para seus carros e alas. A comissão de frente deu o tom do que seria o desfile: com toque de mágica, bailarinas usaram o ilusionismo para trocar de roupa em segundos, seis vezes a cada execução da coreografia. A bateria da Tijuca impressionou com sua paradinha que abriu espaço para uma réplica dos carros dos gângsteres, de onde saíram foliões fantasiados de mafiosos.

Viradouro

A Viradouro escolheu buscar o título de campeã exaltando a cultura e a história do México. No time de personagens que ajudaram a montar o retrato do país, a escola buscou artistas como Frida Kahlo, figuras religiosas como a Virgem de Guadalupe e até personagens pop, como Chaves e Chapolim. A pequena rainha de 7 anos, Júlia de Souza Lira, filha do presidente da Viradouro, Marco Lira, chamou a atenção. Ela obteve na Justiça o direito de se apresentar e usou uma saia e um top, com plumas roxas e detalhes em prata para simbolizar o "tesouro dos piratas".

Salgueiro

Em busca do segundo título consecutivo, o Salgueiro levou livros que marcam a história mundial e clássicos nacionais para a avenida. A escola fez um desfile com 1 hora e 19 minutos e sem registros de incidentes graves. Na evolução do enredo "História sem fim", se destacaram acrobatas desfilando nos carros, tripés grandiosos que acompanharam as alas, e um robô gigante de movimentos delicados que fechou o desfile.

Beija-Flor

O desfile da Beija-Flor foi uma aposta nos 50 anos de Brasília, com uma viagem pela história da capital brasileira. Longe dos mensalões e protestos, a escola optou por privilegiar a audácia dos pioneiros e a esperança no futuro da cidade. A escola de Nilópolis defendeu o enredo "Brilhante ao sol do novo mundo, Brasília do sonho à realidade, a capital da esperança".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.