São Luís

Reduzido o número de assaltos em ônibus urbano de São Luís

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h00

SÃO LUÍS - Mesmo tendo sido registrado dois casos de assaltos a coletivos no fim de semana, o número de ocorrências de assaltos a ônibus urbano foi reduzido em São Luís. Em comparação a 2009, a redução foi de 44% em janeiro. No ano passado, foram registrados 325 assaltos. Em 2008, foram 307, portanto, um aumento de 5,86% em comparação a 2009. Os dados são do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (STTREMA), que atribui a redução às ações da Polícia Militar. No entanto, a entidade ainda se mostra insatisfeita com os índices.

Somente no mês passado foram registrados 24 casos de assaltos a veículos de transporte público coletivo. Os locais com maior ocorrência foram: Jussaral (7), Avenida Castelo Branco – São Francisco (3), Anel Viário (2) e Avenida Cajazeiras - Centro (2). Os horários mais comuns para a prática são das 19h às 22h.

No mesmo período, em 2009 e 2008, foram registrados 43 e 32 casos, respectivamente. No ano passado, os locais com mais assaltos foram Avenida Daniel de La Touche – Cohama (49), Anel Viário (15), Elevado Alcione Nazaré – Alemanha (14), BR-135 (14) e Avenida Kennedy – Bairro de Fátima (13).

De acordo com Dorival Sousa da Silva, presidente do STTREMA, as ações diretas da Polícia Militar, sobretudo com a Ronda da Comunidade, tem intimidado os assaltantes. “A polícia tem feito revista nos ônibus e trabalhado para capturar os assaltantes”, considerou.

Conforme o presidente do sindicato, as empresas com maior registro de assalto são a Taguatur, Primor, São Benedito, Santa Clara, 1001 e Solemar. “As empresas colocaram câmeras e cofres, mas isso não intimidou os bandidos. As câmeras, por exemplo, eles quebram, antes de assaltarem”, contou.

Dorival Sousa da Silva explicou ainda que, apesar da redução, os números ainda são considerados alarmantes e as empresas de ônibus ainda coagem os seus funcionários. “Motoristas e cobradores trabalham com medo, pois a qualquer minuto poderá haver um assalto. As empresas, quando tem assalto, ainda querem que o trabalhador pague pelo o que foi roubado. Isso é injusto”, retrucou.

Mais

Sábado, dois assaltantes suspeitos de efetuarem roubos a coletivos foram presos na Avenida Guajajaras. Na manhã de domingo, no Jardim Tropical, também foram presos mais duas pessoas que tentaram assaltar um ônibus da linha do bairro. O caso mais grave aconteceu na tarde do mesmo dia, quando um ônibus da linha Ponta d’Areia foi assaltado e o motorista e um passageiro foram agredidos. Em perseguição, a polícia capturou um dos dois meliantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.