Carnaval

Governo do Estado define estratégias para Carnaval

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h00

SÃO LUÍS - O governador em exercício João Alberto se reuniu ontem(8), com os comandantes da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Franklin Pacheco, e do Corpo de Bombeiros (CBMMA), Marcos Sousa, e representantes da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do Detran para discutir as estratégias de segurança e infraestrutura para o Carnaval 2010.

A reunião ocorreu no fim da tarde de ontem no Palácio Henrique de La Rocque e, em seguida, João Alberto, acompanhado da cúpula de segurança e da coordenação do “Carnaval do Maranhão - De volta à Alegria”, supervisionou a área de abrangência do circuito carnavalesco - da Praça Deodoro à Praça da Saudade, na Madre Deus – de São Luís.

Durante a vistoria, João Alberto destacou que o objetivo da reunião é mostrar à população que haverá segurança nas áreas de festas e serviu também para corrigir qualquer problema de infraestrutura. “Carnaval é uma festa de alegria e todo cuidado é importante para que a festa transcorra em paz e com tranqüilidade”, declarou.

O comandante da CBMMA, Marcos Sousa, disse que a vistoria é fundamental, pois a prevenção gera um clima de segurança ao folião. “Deslocamos 94 bombeiros para o plantão no período das festas de Carnaval e mais três ambulâncias”, afirmou

Por sua vez, o comandante da PMMA, Franklin Pacheco, informou que o esquema de segurança já está em operação e que somente para os 34 locais de festas na cidade estão deslocados 4.827 policiais. “Estamos com duas novidades para o Carnaval deste ano. Aparelhamos um trailler para um monitoramento televisionado permanente dos pontos de festa e aumentamos de sete para 11 as barreiras de contenção, que vão agilizar e ampliar a revista dos foliões”, destacou o comandante.

O Detran também se mostrou atuante na fiscalização aos motoristas, não somente na Capital como também no interior do Estado. “Iniciaremos uma campanha na próxima sexta-feira, ‘Pit Stop’, para reforçar a fiscalização aos motoristas,” adiantou o diretor do Detran, Flávio Trindade.

Divergência – O secretário de Cultura, Luís Bulcão, revelou na reunião a dificuldade que a secretaria está tendo para a ampliar o fornecimento de energia nos locais de festa, principalmente no circuito Madre Deus. “Há mais de duas semanas estamos tentando ampliar a energia do circuito, mas a Prefeitura afirma que não pode fazer nada, pois, depende da Cemar, e até agora nada foi fechado”, disse.

O diretor de Relações Institucionais da Cemar, José Jorge, explicou que desde 1988 a iluminação pública é de responsabilidade das prefeituras municipais. “As concessionárias, como a Cemar, são responsáveis somente pelo fornecimento desta energia para as prefeituras. Por isso, quem deveria prestar assistência a infraestrutura de iluminação ao governo é a Prefeitura de São Luís. Porém, não nos negamos a colaborar para que os foliões brinquem com o máximo de segurança”, destacou.

O diretor de engenharia da Cemar, Nonato Castro, apresentou o plano para a iluminação dos locais de festa. “Vamos manter e ampliar o fornecimento de energia nos locais de festa. Se faltar energia, vamos restabelecer o atendimento no menor tempo possível”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.