Aeronáutica

Ministro deve ser ouvido sobre 'preferência' da FAB por jatos suecos

Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h02

BRASÍLIA - O senador Renato Casagrande (PSB-ES) quer que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) ouça o ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o processo de escolha da empresa que fornecerá 36 aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB).

- Nós já tínhamos muitas dúvidas com relação à decisão [do presidente Luiz Inácio Lula da silva] pelos caças franceses. Naturalmente, as nossas dúvidas aumentam. Cabe ao Senado tentar esclarecer todas essas dúvidas. Queremos saber o que orientou a FAB em seu relatório e como o governo vai se posicionar em relação ao tema - justificou Casagrande.

O jornal Folha de São Paulo desta terça-feira (5) publicou matéria afirmando que o relatório técnico da FAB avaliando as aeronaves das três empresas participantes da concorrência teria classificado os caças da sueca Saab em primeiro lugar, seguidos pelos aviões da americana Boeing e, por último, pelas aeronaves da francesa Dassault. A aeronáutica divulgou nota nesta terça confirmando que o relatório já foi encerrado, mas que ainda não foi encaminhado ao Ministério da Defesa. Na nota, a FAB não revela as conclusões do relatório.

Em setembro de 2009, antes da conclusão do relatório, o presidente Luiz Lula chegou a anunciar a decisão de iniciar as negociações para a compra dos caças franceses Rafale, fabricados pela Dassault. Depois, o próprio governo negou que a decisão já tivesse sido tomada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.