Natal

Auto Maranhão do Natal será encenado a partir de hoje

Amanhã, haverá cortejo com concentração a partir das 17h, na Praça Deodoro.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h03

SÃO LUÍS - O Auto Maranhão do Natal começa nesta quinta-feira, 17, às 20h, no Viva Maiobão. Amanhã, o espetáculo sairá em cortejo, com saída, às 17h, da Praça Deodoro, até à Praça Nauro Machado (Praia Grande), onde o auto será encenado.

Para finalizar a programação da brincadeira, a montagem será levada ao município de São José de Ribamar, às 18h, onde o grupo sairá do bairro do Cruzeiro e faz o encerramento na Concha Acústica.

Produzido e realizado há 10 anos pela Cia. Barrica e Coteatro, o Auto Maranhão de Natal é uma das principais homenagens a Cristo durante a época natalina. Por ser um teatro musical, a encenação envolve um número muito grande de participantes, entre músicos, cantores, dançarinos, atores, além de atuações de moradores da comunidade do Desterro e de mestres da cultura popular, ligados às manifestações natalinas. Em média, a montagem envolve 200 pessoas e, este ano, a apresentação será gravada para a finalização do DVD sobre a produção.

Com duração de 1h e 20, o espetáculo tem concepção teatral de Tácito Borralho, musical de José Pereira Godão e direção de palco de Claudinei Rodrigues. O Auto Maranhão de Natal é composto por músicas natalinas tradicionais, escolhidas após pesquisa entre a população. As canções são aquelas repassadas por grupos de pastor e reis dentro do Maranhão, principalmente, no interior e zona rural de São Luís. As músicas dão continuidade às cenas que mostram todo o encanto da tradicional história do nascimento de Cristo, desde a aparição do anjo Gabriel, à gravidez de Maria, ao nascimento do Menino Jesus e à visita dos três Reis Magos. Na produção maranhense, a musicalidade ganhou características da sonoridade nordestina. O texto de abertura é do escritor maranhense Coelho Neto.

Elenco

O espetáculo é reconhecido pelas participações especiais e também pela maneira como envolve pessoas da comunidade. Neste ano, participam 50 mulheres moradoras do bairro Desterro e tem tradicionalmente a presença de mestres da cultura popular como Dona Lili, Dona Dorinha e Dona Euzita, todas organizadoras de grupos de Pastor de Natal. “É muito importante essa participação dessas mestres da cultura. Por meio delas, temos contato com essa tradição viva”, frisa José Pereira Godão.

No elenco principal, destacam-se as presenças de Domingos Tourinho, como Rapsodo; Gabriel Melônio, no papel de Arcanjo Gabriel; Rosana Fernandes, interpretando Maria; Silvana Cartágenes interpreta a espanhola; a cantora Rosa Reis dá vida à ciganinha, Jota Júnior vive o caçador e Luciana Ribeiro encarna o papel da pastora perdida. A parte musical é composta pelos cantores Inácio Pinheiro, Roberto Brandão, Wellington Reis, Fátima Passarinho e tem regência de Chico Pinheiro e Gordo Elinaldo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.