Maranhão

Cultura de arroz em várzeas é revitalizada

Atualizada em 27/03/2022 às 13h03

SÃO LUÍS - Com o objetivo de aumentar a produção e a qualidade do arroz na Baixada Maranhense, o cultivo do grão está sendo revitalizado por meio de melhorias no sistema de produção das vazantes. Em busca de uma padronização genética, estão sendo produzidas 2.000 toneladas de sementes certificadas do arroz arariba, que serão distribuídas em meados de abril do próximo ano a 2.000 produtores selecionados para plantio de 670 hectares.

Além da produção, a Sagrima está articulando a venda do arroz para agroindústrias de beneficiamento do grão, como é o caso da empresa BB Mendes, localizada em Itapecuru Mirim e que tem como fornecedores dos grãos, produtores do município de Arari.

As ações fazem parte do Projeto de Desenvolvimento da Cultura do Arroz em Várzeas, que está sendo desenvolvido pela Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) em parceria com a Embrapa.

O secretário adjunto da Sagrima, João Batista Fernandes, explicou que a secretaria estadual está com o enfoque no agronegócio e por isso é importante incentivar a produção e articular a compra destes produtos com empresas do Estado. “Nós realizamos o Fórum de Debates do Agronegócio Maranhense e estamos criando as câmaras setoriais das diversas cadeias produtivas existentes no Maranhão e já existe uma proposta de criação de uma câmara setorial e grãos”, informou ele, durante o III Dia de Campo realizado pela Agroindústria de Beneficiamento de Grãos BB Mendes na última sexta-feira, em Arari, na Fazenda Mamão.

III Dia de Campo na Fazenda Mamão

O evento marcou a abertura oficial da colheita do arroz na fazenda, uma das fornecedoras de grãos para BB Mendes. A previsão é de que sejam colhidas 100 mil sacas de arroz numa área de plantio de 1.000 hectares, com produtividade média de 5 mil quilos/hectare.

“A presença do governo fortalece a cadeia produtiva do arroz e conseqüentemente teremos uma melhoria da qualidade do grão”, afirmou o proprietário da BB Mendes, Benedito Bezerra Mendes.

A elaboração do Projeto de Desenvolvimento da Cultura do Arroz em Várzeas foi feita a partir de uma visita que o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Afonso Ribeiro, fez à fábrica da BB Mendes e ao campo agrícola de Arari, no início do mês de setembro. Faz parte ainda das estratégias do projeto uma intensiva assistência técnica aos produtores selecionados e capacitação de técnicos e produtores.

O secretário adjunto da Sagrima informou que a secretaria iniciará ainda neste mês, a distribuição de 2 mil toneladas de sementes de arroz e milho para todas as regiões do Maranhão. A distribuição das sementes faz parte do Programa Viva a Produção, lançado no dia 11 de novembro, pela governadora Roseana Sarney, durante o evento Terra Viva.

Fonte: Ascom/Sagrima

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.