2º Turno

Eleição definirá o novo comando do PT

O segundo turno do processo de eleição direta do partido terá como candidatos Augusto Lobato e Raimundo Monteiro.

Blog do jornalista Décio Sá

Atualizada em 27/03/2022 às 13h04

SÃO LUÍS - Os candidatos Augusto Lobato e Raimundo Monteiro participam hoje do segundo turno do Processo de Eleição Direta (PED) do PT. O resultado é imprevisível porque os dois conseguiram apoios importantes para o pleito de hoje. Derrotados no primeiro turno, Bira do Pindaré e Rodrigo Comerciário alinharam-se à proposta de Lobato, enquanto Edmilson Carneiro e Fransuila Lopes resolveram apoiar Monteiro.

Eles evitaram baixar o nível da campanha nesta reta final. Lobato disse respeitar o adversário, a quem apoiou em 2002, quando ele foi candidato a governador. "Nossa divergência é de posição política em relação às alianças para 2010", explicou. Já Monteiro disse que o PT "tem de avançar" se quiser chegar algum dia ao poder no Maranhão. Afirmou que, caso seja eleito, vai procurar um entendimento com o adversário, seus apoiadores e todas as correntes petistas.

No entanto, ao longo da semana, vários fatos atiçaram os bastidores do partido. O juiz Cícero Filho, do Juizado Especial da Cohab, condenou o presidente da legenda, deputado Domingos Dutra, pelos crimes de injúria, calúnia e difamação. A decisão veio em decorrência de ataques verbais feitos contra Monteiro pela imprensa em 2005, quando Dutra venceu a disputa pela presidência. Pelas mesmas declarações, ele já havia sido condenado em outra ação ajuizada pela deputada Helena Heluy.

Na terça-feira, a eleição foi parar na polícia. Aliados de Dutra registraram queixa no Plantão Central da Beira-Mar acusando a militante Rose Sousa de arrombar um armário na sede do partido para pegar alguns documentos. Ela negou o arrombamento e classificou o registro da ocorrência como o "tradicional teatrinho da turma" do atual presidente do PT do Maranhão. E denunciou que a comissão eleitoral, comandada por aliados de Dutra e Lobato, estava enviando urnas e cédulas de votação para várias cidades do interior sem o visto dos outros membros da instância.

Uma reclamação foi encaminhada à Direção Nacional, que resolveu enviar ao Maranhão um observador. O escolhido foi Wilmar Lacerda, chefe de gabinete do presidente nacional Ricardo Berzoini. O objetivo da vinda dele é evitar qualquer tentativa de fraude e principalmente brigas durante a eleição de hoje e a apuração ao longo da semana.

Votação

A votação acontecerá em todo o estado, nos municípios onde há diretórios do PT, das 8h às 18h. Augusto Lobato votará em São Luís, no Sindicato dos Bancários, no início da manhã. Já Monteiro optou por votar em Penalva, cidade que tem o segundo maior número de petistas aptos a votar no PED. Ali, cerca de mil militantes deverão votar, e por isso há também uma disputa mais acirrada entre os grupos que apóiam os dois candidatos.

Em São Luís serão mantidos os quatro locais de votação: Sindicato dos Bancários, Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Anil), Associação dos Moradores da Unidade 201 (Cidade Operária) e Teatro Grita (Anjo da Guarda).

O resultado oficial do PED só deverá ser divulgado terça-feira (8), mas a apuração paralela já indicará o eleito ainda hoje.

Pleito do PT interessa a outras siglas

As eleições que definirão o comando estadual do PT maranhense movimentam os meios políticos porque o partido será a principal "noiva" das eleições do próximo ano. PCdoB, PSB, PMDB e PDT, principalmente, estão de olho na legenda, visando a uma composição para disputar o Governo do Estado.

A tendência do candidato Augusto Lobato é levar o partido para o alinhamento a agremiações do chamado "campo democrático popular" e até à candidatura própria a governador no pleito de 2010. Raimundo Monteiro deve seguir a orientação da Direção Nacional no sentido da repetição da aliança PT/PMDB no estado, com o objetivo de fortalecer a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República.

No entanto, quem definirá a questão são os 175 delegados do congresso estadual do partido, a ser realizado no próximo ano. O número que cada corrente petista terá no encontro ficou definido com o resultado do primeiro turno do Processo de Eleição Direta (PED).

Correntes

O grupo do deputado federal Washington Luiz Oliveira, do qual Raimundo Monteiro faz parte, terá 80 delegados no congresso, contra 81 do deputado Domingos Dutra, Lobato e Bira do Pindaré. Rodrigo Comerciário vai ser o fiel da balança, com 14 delegados. Apesar de apoiar Lobato, ele tem dito que nessa questão ainda vai discutir com os aliados o rumo a ser tomado.

Em jantar realizado quinta-feira passada em São Luís, o

atual presidente do PT disse que "haverá morte", caso os adversários consigam levar a legenda para uma aliança com o PMDB da governadora Roseana Sarney, para a sucessão estadual em 2010.

"O Dutra está desesperado. Ele sabe que vai perder a eleição e fica fazendo esses discursos. Isso é baixaria e o PT não suporta mais este tipo de coisa. A sociedade e os próprios companheiros rejeitam este tipo de conduta", declararam Washington Luiz e Raimundo Monteiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.