São Luís

Mais de 5 mil jovens fazem prova de seletivo em SL

Os candidatos disputam 880 vagas do curso preparatório ao seletivo da Petrobras.

Secom/Prefeitura

Atualizada em 27/03/2022 às 13h04

SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) realizou, na manhã deste domingo (22), mais uma etapa do concurso classificatório para o curso preparatório ao seletivo da Petrobras, o Promimp (Programa de Mobilização da Indústria de Gás e Petróleo). Mais de cinco mil disputaram as 880 vagas disponibilizadas pela Prefeitura de São Luís.

As provas ocorreram na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e foram destinadas, especificamente, aos beneficiários do programa Bolsa Família, moradores de bairros como o Maracanã, São Raimundo, Cidade Operária, Sol e Mar, Cidade Olímpica e Anil.

De acordo com a titular da Semcas, Roseli Ramos, esta é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, com parcerias, para oferecer mais oportunidade de emprego aos beneficiários do Bolsa Família

“A grande procura por esse concurso só comprova que, ao contrário do que muitos pensam, os usuários do programa não estão acomodados. Pelo contrário, por meio de programas como este, estão sempre procurando ingressar no concorrido mercado de trabalho”, destacou a secretária.

Roseli Ramos também informou que, uma vez aprovados, os selecionados deverão se dirigir aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos seus territórios para finalmente efetuarem suas matrículas.

Seletivo da Petrobras - Todo o material de estudo que os alunos irão usar será doado pela Semcas. A secretária disse também que a Secretaria garantirá a isenção da taxa de inscrição para o seletivo da Petrobrás.

Para o estudante do Ensino Médio, Jackson de Jesus Bogéa, de 19 anos, essa é uma oportunidade única de se preparar e entrar para o mercado de trabalho. “A expectativa quanto à aprovação nesse concurso de hoje é enorme. Estudei o suficiente e estou bastante confiante de que irei conquistar uma das vagas”, admitiu o candidato.

As aulas do curso preparatório ao seletivo da Petrobrás desta etapa terão inicio já no dia sete de dezembro e se estendem até o mês de fevereiro. Neste período, estudantes dos últimos períodos dos cursos de Matemática e Língua Portuguesa da UFMA, com orientação de professores da Universidade e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ministrarão aulas para os aprovados.

Os candidatos inscritos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do São Francisco, Coroadinho, Itaqui-Bacanga e Vila Palmeira, que realizaram as provas do seletivo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no dia 25 de outubro, já estão assistindo às aulas nas escolas da rede municipal dos referidos Cras, no noturno, das 19h às 21h30, desde o último dia 16.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.