Apagão

'Existe proteção preventiva, mas nunca é infalível', afirma diretor-geral do ONS

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO PAULO - O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, confirmou que houve uma tentativa de ataque à rede coorporativa na quinta-feira (12) por hackers e que houve uma resposta indevida que foi imediatamente corrigida. “Existe uma proteção preventiva [ao site do ONS], mas nunca é infalível”, afirma.

Chipp diz que a hipótese de apagão de terça-feira (10) ter sido causado por hackers está descartada. “O ataque ao site [do ONS] foi na quinta-feira (12). Uma coisa nada tem a ver com a outra”, afirmou.

O diretor explicou que há duas redes distintas no ONS: uma coorporativa, que trata da parte administrativa e funcional, e outra operacional, que opera o sistema. “A [rede] operacional é quase impossível de ser acessada porque é uma rede dedicada, isolada e privada, que só pode ser acionada por comando de voz”, explica Chipp. No ONS, apenas a rede coorporativa é acionada pela web. “Essa foi a rede pela qual o site do ONS foi acionado e houve uma resposta indevida, que foi imediatamente corrigida”.

A rede coorporativa do ONS é protegida, de acordo com Hermes Chipp. “Se houvesse uma rede coorporativa com proteção que fosse infalível, eu estaria mentindo”, disse. “Tomamos todas as precauções e não agimos apenas no momento da vulnerabilidade. Existe uma proteção preventiva, mas nunca é infalível. Quando ocorre falha, nós corrigimos e fazemos uma avaliação para evitar outros acionamentos”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.