São Luís

Encontro discute situação do trabalho contemporâneo

Evento discute problemática a partir de leituras contemporâneas das Ciências Sociais.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - Vai ser realizado entre os dias 16 a 20 de novembro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o IX Encontro Humanístico, que tem, como tema principal, a questão da identidade. Duas mesas redondas e uma conferência discutem a problemática a partir de leituras contemporâneas das Ciências Sociais, bem como trajetórias, engajamentos e identidades nos mundos do trabalho e da política.

Para realizar a conferência, intitulada Trabalho e Identidade, o evento traz o sociólogo brasileiro Marco Aurélio Santana, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das referências dos estudos contemporâneos acerca do trabalho e desenvolvimento regional.

Segundo o coordenador do Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da UFMA e um dos pesquisadores e fundadores do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Sociedade (GEPTS), Marcelo Sampaio Carneiro, os estudos sobre trabalho ganham destaque no encontro. "Pretendemos aproveitar os espaços das mesas e da conferência para debater os temas mais relevantes sobre o trabalho e sua relação com o desenvolvimento e as problemáticas de ocupação e reprodução ocorrida atualmente da Amazônia".

Confira a programação do IX Encontro Humanístico:

17 de novembro (terça-feira), das 13h30 às 17h30

Mesa redonda: Trabalho e Sociedade

Esta mesa tem como objetivo debater a relação trabalho/sociedade, enfatizando o aspecto teórico, bem como aqueles relativos às questões de organização sindical, às recentes transformações no mundo do trabalho, às condições de vida e trabalho do trabalhador contemporâneo, tanto no plano regional como global. Serão apresentadas reflexões sobre aspectos que envolvem o trabalhador contemporâneo. Neste sentido, será exposto um estudo sobre o trabalho escravo, particularmente aquele que se verifica recorrentemente na atual expansão da fronteira agrícola brasileira. Outra discussão sobre as condições que compreendem a atual realidade do trabalhador far-se-á em relação a sua capacidade de organização e, principalmente, de reivindicação; esta reflexão será desenvolvida relacionando-a com o fenômeno da globalização.

Coordenador: Prof. Dr. José Benevides Queiroz.

Pesquisadores participantes: Profª. Drª. Carla Pereira, Profª. Msc. Flavia Moura, Prof. Dr. Paulo Keller e Prof. Dr. Sergio Pereira.

20 de novembro (quarta-feira)

10h30- conferência Trabalho e Identidade: Prof. Dr. Marco Aurélio Santana (UFRJ)

Breve currículo: Professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Publicou, entre outros títulos "Homens partidos: comunistas e sindicatos no Brasil (2001), tendo organizado também Trabalho e Tradição sindical no RJ: as experiências dos metalúrgicos (2001) e Além da fábrica: trabalhadores, sindicato e nova questão social (2003). Atualmente, se dedica a estudar trabalho e desenvolvimento regional.

13h30 às 15h30: Mesa Redonda Trajetórias, engajamentos e identidades nos mundos do trabalho e da política.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.