Turismo

Mais pessoas estão viajando em 2009

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - A movimentação no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, já apresenta aumento no embarque e desembarque, com relação ao mesmo período do ano passado. Se for mantida a projeção, até dezembro de 2009, aproximadamente um milhão de passageiros deve passar pelo aeroporto. É o que constatou um levantamento realizado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), que revela a estabilização da economia no Maranhão e o turismo, como alguns dos principais responsáveis por esse aumento.

Faltando dois meses para fechar o balanço anual do quantitativo de passageiros que utilizaram o terminal aéreo, as empresas operadoras de vôos na capital maranhense já comemoram o aumento da venda de bilhetes. Visto como um ano para ser esquecido por essas empresas, em 2008 foi necessária uma redução no número de vôos. No ano passado, foram somente 13, três a menos que 2007, porque o fluxo de passageiros em 2008 ficou muito abaixo do esperado. Somente 870.790 passageiros passaram pelo aeroporto de São Luís em 2008. Em 2007, esse número foi 22% maior.

Aumento

Funcionários das duas empresas concessionárias disseram que já é observado um número médio de passageiros 30% maior com relação ao ano passado. Em uma dessas empresas, esse aumento é justificado também pela implantação de novos vôos, e é muito provável que vôos extras sejam colocados à disposição, fato que não ocorreu em nenhuma ocasião no ano passado.

O diretor comercial da Infraero, Fernando Nicácio, esteve em São Luís ontem para o workshop de Logística e Modal Aéreo do Maranhão e destacou que a retomada na procura por viagens aéreas é explicada pela política de incentivo ao turismo e, principalmente, pela estabilização da economia mundial, que afetou também a aviação civil. "Foi um aumento significativo no Maranhão. A partir de junho, o aumento começou a acontecer, e tudo indica um fim de ano com números bem maiores que 2008 e 2007", avaliou Fernando Nicácio.

O segundo semestre de 2009, em especial, foi o período de maior aumento. Desde agosto, os números estão acima de 80 mil. Em todo o ano de 2008, somente os meses de maio e julho estiveram nesse patamar. Em outubro - mês considerado de baixa estação - mais de 93 mil pessoas utilizaram o aeroporto. Comparando com o mesmo período em 2008, houve um acréscimo superior a 40%.

Samuel Sales, superintendente da Infraero no Maranhão, ressaltou que até o fim do ano um milhão de passageiros deve passar pelo terminal aéreo, consolidando um feito histórico para o estado. O superintendente reforçou que os investimentos anunciados pelo Governo do Estado foram também responsáveis para o aumento significativo de passageiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.