Emprego

Governo lança Viva Meu Primeiro Emprego Saúde

O programa vai contemplar jovens que acabaram de sair da faculdade com idade até os 30 anos.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - Os profissionais de saúde que acabaram de sair da faculdade e encontram dificuldades para ingressar no mercado contarão com uma ferramenta inédita para ajudá-los na busca de um trabalho: é o programa Viva Meu Primeiro Emprego Saúde, uma iniciativa da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) e a Secretaria de Saúde (SES).

"O programa surge da necessidade que a Saúde tem de contar com profissionais que tenham alguma experiência clínica", explicou o diretor do Hospital Carlos Macieira (Hospital do Servidor Público), o médico Carlos Macieira. "Com o programa passamos a oferecer aos formandos a facilidade de ter acesso a essa experiência”.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a exigência de experiência é sempre um entrave para a colocação de jovens no mercado de trabalho. Entre os que cursaram o ensino superior, a realidade não é diferente.

Estima-se que menos da metade dos cerca de 500 mil formandos que são anualmente despejados no mercado pelas universidades brasileiras conseguem uma vaga de trabalho na sua área. "A dificuldade é grande, mas precisamos vencê-la", o secretario de Trabalho, destaca José Antônio Heluy.

Inspirado na iniciativa do Viva Meu Primeiro Emprego, em que o Estado ampara jovens de 18 a 24 anos que nunca tiveram experiência profissional registrada em carteira, o Viva Meu Primeiro Emprego Saúde vai contemplar jovens que acabaram de sair da faculdade, estendendo o limite de idade até os 30 anos.

Em um primeiro momento, as oportunidades oferecidas são para os recém-formados em Enfermagem e em Fisioterapia. "A governadora Roseana Sarney já anunciou a construção de 75 novos hospitais em todo o Estado e precisamos de mão-de-obra para esse salto", reforça Antônio Heluy.

As inscrições para o Viva Meu Primeiro Emprego Saúde acontecerão no Posto do Sine, da Secretaria de Trabalho. Para inscrição, o candidato deverá apresentar carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e diploma de escolaridade.

As informações são da Secom

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.