Combustível

Governo estuda ampliar percentual de biodiesel no diesel por meio de lei

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

BRASÍLIA - O coordenador da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel, Rodrigo Rodrigues, disse hoje (9) que o governo tem interesse em ampliar o percentual de biodiesel no diesel vendido nos postos de gasolina.

Ele ressaltou, no entanto, que esse percentual só pode ser ampliado compulsoriamente por meio de lei.

Até janeiro de 2010, o diesel vendido nos postos terá 5% de sua fórmula composta por biodiesel, o que significa antecipar uma meta inicialmente prevista para 2013.

“Com esse aumento serão utilizados cerca de 2,3 bilhões de litros de biodiesel nos veículos automotores brasileiros”, afirmou Rodrigues.

“O biodiesel está crescendo mais rápido do que o etanol nos primeiros anos. Mas precisamos ter o cuidado de introduzi-lo de forma sustentável”, disse o coordenador, após participar do 3º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel.

Segundo ele, que atua na Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, “há interesses por parte do governo e de setores industriais ligados à produção de óleos vegetais em ampliar ainda mais o percentual de biodiesel misturado de forma compulsória ao diesel no Brasil”.

A União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) tem manifestado ser possível atingir a marca de 10% até 2015.

Rodrigues não quis adiantar percentuais ou prazos para esse aumento. “Vamos manter os 5% de mistura ao longo de 2010, até porque só se pode ampliar essa mistura compulsória por meio de lei”, disse.

Segundo ele, as indústrias produtoras devem pressionar o Legislativo visando a uma ampliação ainda maior do que os 5% previstos para vigorar a partir de janeiro.

“Já há matrizes de montadoras de veículos automotores que trabalham, na Europa, com uma mistura de 30%, a partir de sementes de canola. Na Alemanha, há veículos que utilizam biodiesel puro”, informou o representante da Casa Civil.

Rodrigues, entretanto, lembrou que, devido ao alto volume de diesel consumido no país – cerca de 41 bilhões de litros por ano –, é impossível pensar em uma produção de biodiesel que seja próxima a essa totalidade.

O 3º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel termina amanhã (10). A programação do evento inclui palestras e debates sobre a sustentabilidade do biodiesel.

“O tema sustentabilidade do biodiesel é ainda pouco explorado, a gente não tem dados em grande escala na parte de produção, ciclo de vida das matérias-primas, principalmente das mais novas”, destacou o coordenador-geral de Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, Adriano Duarte, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Mais de 700 trabalhos científicos foram escolhidos para serem discutidos nos dois dias do encontro. Participam do congresso pesquisadores, estudantes, técnicos e gestores dos setores públicos e privados, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.