Dieta

Refrigerante diet pode fazer mal aos rins

O Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO DIEGO - Pessoas que têm uma dieta rica em sal ou em refrigerantes diet apresentam mais risco de problemas nos rins, de acordo com dois estudos apresentados no encontro anual da Sociedade Americana de Nefrologia, em São Diego, Califórnia. Os pesquisadores Julie Lin e Gary Curhan, do Hospital das Mulheres de Brigham, investigaram os hábitos de mais de três mil mulheres durante 11 anos e concluíram que a alta ingestão de sódio ou o adoçante do refrigerante diet afetam o funcionamento dos rins.

- Não há muitas pesquisas mostrando como a dieta interfere nos rins - disse Julie Lin. - Nosso estudo sugere que o alto consumo de sódio e os refrigerantes adoçados artificialmente estão associados ao mau funcionamento dos rins nas mulheres que foram pesquisadas.

O segundo estudo, também conduzido por Julie Lin e Gary Curhan, mostrou a relação do funcionamento dos rins e a ingestão de refrigerantes light/diet. As pessoas que consumiam mais de duas latas de refrigerantes diet por dia apresentaram algum tipo de problema nos rins. Não foi comprovada a relação entre os refrigerantes não-diet e problemas no órgão. A relação entre o mau funcionamento dos rins e o consumo de refrigerantes diet foi mantida independentemente de fatores como idade, consumo de calorias, obesidade, pressão arterial, diabetes, cigarro, atividade física e doenças cardiovasculares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.