Carnaval 2010

Escola de samba paulista cantará encantos de São Luís

A escola Acadêmicos do Tucuruvi retratará as peculiaridades da capital maranhense.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS – Em 2010, os encantos e magias de São Luís estarão na passarela do samba de São Paulo. Isso porque, a escola paulista Acadêmicos do Tucuruvi usará o samba-enredo “São Luís: Um Universo de Encantos e Magias”, que retratará as peculiaridades e exaltando as belezas naturais, a arquitetura, a gastronomia, cultura e o povo da capital maranhense.

A letra, que foi composta por Rodolfo Minueto, Rodrigo Atração, Edson Nocera, André Filosofia, Miguelzinho Sá, Walter Jr e Rodrigo Minueto, tem como foco a tradição folclórica, mencionando o Carnaval local, o bumba-meu-boi, o tambor de crioula e tudo aquilo que evidenciou a cidade como Capital Brasileira da Cultura 2009.

A escola Acadêmico do Tucuruvi será a terceira a desfilar na noite de sexta-feira (2/2/2010) e resumirá a história e costumes ludovicenses em 23 alas, espalhadas entre os cinco carros alegóricos com os temas Ritmos e Cultos Africanos; Festa de São João; São Luís Patrimônio Cultural da Humanidade; Lendas de São Luís do Maranhão e Jamaica Brasileira. O carnavalesco Wagner dos Santos, maranhense radicado em São Paulo, disse que o samba-enredo é a realização de um sonho.

- Há mais de dez anos, tenho essa ideia de homenagear minha cidade. Queremos mostrar que São Luís é um roteiro turístico em potencial e podemos receber visitantes de todo o Brasil - disse.

Esta não é a primeira vez que a cidade é tema de samba no eixo Rio-São Paulo. Em uma das mais importantes participações, a capital maranhense foi homenageada pela Beija-Flor de Nilópolis, em 2001. O samba colocou no dia a dia do maranhense o refrão: (...) Sou Beija-Flor e o meu tambor tem energia e vibração, vai ressoar em São Luís do Maranhão (...).

Saiba mais

Enredo: São Luís do Maranhão: Um Universo de Encantos e Magias

Presidente: Husseim Abdo El Selam (Sr. Jamil)

Carnavalesco: Wagner Santos

Compositores: Rodrigo Atração, Edson, Nocera, André Filosofia, Miguelzinho Sa, Walter Jr., Rodolfo Minueto e Rodrigo Minueto.

Intérprete: Fredy Vianna

Terra abençoada pelas mãos do criador

sublime paraíso, a Ilha do Amor!

Um marco francês ali se fez

surge assim a miscigenação...

É canto, é dança, é devoção

heranças da cultura afro-brasileira

teu ritmo embala a multidão

no carnaval levanta poeira

tem São João, bumba-meu-boi a encantar

teu folclore é tradição popular

É arte, é cultura pra te emocionar

na arquitetura reflete a beleza

tem magia e sedução esta cidade

Patrimônio da Humanidade

Bom é sentir o calor

a brisa soprar na beira do mar

no esporte ser um vencedor

na gastronomia “provar teu sabor”

berço de poetas imortais

lendas que estão vivas na memória

de um povo valente e guerreiro que faz sua história

na capital do reggae

meu samba vai te embalar

pode aplaudir o show vai começar!

Tucuruvi chegou!

o som do tambor vai ecoar

pra conquistar o seu coração

em São Luís do Maranhão

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.