Amazônia

FAB diz que tentará retirar aeronave de rio

Avião caiu com 11 pessoas a bordo e submergiu em igarapé. Peças do equipamento serão desmontadas e levadas para análise.

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃO PAULO - O Comando da Aeronáutica informou, em entrevista coletiva realizada às 18h20 (horário de Brasília) deste domingo (1º), que tentará resgatar o avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave caiu com 11 pessoas a bordo na Região Amazônica na quinta-feira (29) e submergiu em um igarapé.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, a aeronave será levada pelas equipes para a margem do rio, desmontada e transportada ao local onde será feita a análise do equipamento. Segundo o Comando da Aeronáutica, a operação é difícil porque as margens do rio são formadas por barrancos. Será necessário içar o avião até um local aberto para que a desmontagem das peças seja feita.

A aeronave também se deslocou mais de 300 metros do local onde caiu, levada pela correnteza.

Uma comissão, gerenciada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), será criada para conduzir as investigações que vão determinar as causas do acidente. De acordo com a FAB, dados dos relatos feitos pelos sobreviventes podem ser usados na investigação.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, o avião havia passado por uma grande inspeção no início de outubro e nenhum problema tinha sido encontrado. A aeronave foi fabricada em 1998 e voava pela empresa TAM, até ser adquirida pela FAB em 2004.

Nove pessoas sobreviveram ao acidente e foram resgatadas com vida. No sábado (31), o corpo de João de Abreu Filho, funcionário da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), foi encontrado dentro da aeronave por mergulhadores da equipe de resgate. O corpo do suboficial Marcelo dos Santos Dias foi encontrado, neste domingo, perto da aeronave acidentada.

As operações de busca e resgate foram encerradas após o corpo da segunda vítima ter sido encontrada. No total, dez aeronaves e 150 pessoas trabalharam no resgate.

Acidente

O avião Cessna C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu na região da Amazônia, na manhã de quinta-feira (29). A aeronave transportava sete pessoas a serviço da Funasa e quatro tripulantes.

O grupo viajava de Cruzeiro do Sul (AC) e para Tabatinga (AM). A equipe da Funasa havia usado o município de Cruzeiro do Sul como base para uma operação de vacinação de indígenas realizada no Vale do Javari, também em Atalaia do Norte (AM).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.